Geral

Cota extra garante 600 exames que indicam câncer de próstata em Cachoeiro

O exame é disponibilizado pela rede pública durante todo o ano. Mas, através do consórcio intermunicipal, a prefeitura adquiriu um investimento de R$ 12 mil. A campanha segue até o fim do mês nos postos de saúde

A campanha ‘Novembro Azul’ em Cachoeiro terá uma cota extra de 600 exames de PSA, que auxiliam na identificação do câncer de próstata, a partir da análise do sangue, para o público masculino com idade acima de 50 anos. Para fazer o agendamento, é necessário procurar uma unidade de saúde, a partir da semana que vem. Não é necessário que a pessoa já tenha sintoma ou diagnóstico prévio.

“A intenção é justamente promover essa busca pelos casos possíveis, para que o tratamento seja orientado ao paciente o quanto antes. E nada melhor do que proporcionar isso durante o Novembro Azul, quando são intensificados a conscientização e o estímulo aos homens para buscar mais cuidados com a própria saúde. É importante, porém, que esse cuidado ocorra durante todo o ano”, avalia a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

A cota de exames foi adquirida pela prefeitura por meio do Consórcio Intermunicipal (CIM) Polo Sul, e o investimento nos exames é de cerca de R$ 12 mil. PSA é a sigla inglesa para Antígeno Prostático Específico, enzima cuja descoberta representa um marco na identificação e no combate a esse tipo de câncer. O exame é disponibilizado pela rede pública durante todo o ano.

As equipes da prefeitura disponibilizam atividades especiais ao público masculino durante todo o mês. Nas unidades de saúde, os enfermeiros comandam campanha de incentivo e divulgação de medidas preventivas, café da manhã, palestras, aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar e sorteios de brindes, além do atendimento para solicitar o exame de PSA.

Pontos moeda