Geral

Empório das Artes realiza leilão beneficente no espaço cultural do Shopping Vitória nesta terça-feira

Cerca de 50 peças serão leiloadas em prol do Instituto Jutta Batista da Silva

A Galeria Empório das Artes realiza nesta terça (21) o 2º Leilão Beneficente em prol do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS). São quase 200 peças e cerca de 50 serão leiloadas em prol da instituição, presidida por Mariana Buaiz, e que contribui para o desenvolvimento social de onze municípios da região serrana do Espírito Santo.

As peças ficaram expostas entre os dias 16 e 20 de novembro, para que os aficionados em arte e antiguidades tivessem a oportunidade de avaliar e conhecer as obras.

O marchand Lélio Cimini, que está à frente da Empório das Artes, conta que entre os itens doados para o Instituto Jutta Batista da Silva estão obras assinadas por Ana Paula Castro, por Jacqueline Chiabay, pela pintora Ângela Gomes, desenhos de Ronaldo Barbosa, pinturas de Heitor dos Prazeres e Maria Eugenia Morsch, obras dos mosaicistas Márcio Antonelli e Celso Adolfo, esculturas de Nilson Camisão, Hippólito Alves e tapetes Karachi. Um destaque do leilão é o artista Rosindo Torres, que vai finalizar sua obra a ser doada durante o pregão.

Também serão leiloadas joias assinadas por designers como Adriana Delmaestro, Emar Batalha, Ricardo Vieira e Oswaldo Moscon e diárias da Rota de Charme em pousadas como Rabo do Lagarto (para casal incluindo almoço no restaurante Alecrim), Fazenda União (RJ) e Rosa dos Ventos (Teresópolis). Trata-se do segundo leilão do Empório das Artes em parceria com o Instituto Jutta Batista da Silva.

Preciosidades

O acervo da galeria Empório das Artes, garimpado e reunido em 150 peças a serem leiloadas, também têm seus destaques e preciosidades. Entre o mobiliário, a mesa tip-top Gelli em jacarandá é uma raridade assim como a cômoda papeleira Don José toda em jacarandá maciça. Um espelho Luís XV em folhas de ouro e três lustres imperiais em bronze e cristais também encantam. Outras peças de destaque são duas cadeiras Savonarola, em madeira de lei. Uma cristaleira baixa em jacarandá estilo chipandelle e revestida internamente de espelho com iluminação também é uma das apostas da galeria.

Entre as belas esculturas estão a pomba de traços limpos de Ceschiatti, a bailarina em bronze de Sonia Eberling e a moderna obra em pintura automotiva de Vera Torres.

Entre os quadros, sempre alguns dos itens mais disputados de qualquer leilão, está o vaso de flores intitulado “Hortênsias e Cravos”, obra da década de 40, de Gastão Formenti. Outros destaques absolutos são a “Paisagem com Cavalos”, de Edgar Walter e “Família de Gatos”, de Ademir Martins. Mas há aqueles artistas cujo nome enchem os olhos, como é o caso de Di Cavalcanti que terá a obra em nanquim “Surpresa” entre os lotes, assim como Bustamonte Sá, com seu “Casario” e Paulo Marinho, com as obras “São João Del Rei” e “Feira Livre”. Outro nome de respeito é Silvio Pinto, com a obra “Vaso com Flores”.

Para completar o acervo, cristais da Bohemia, Limoges, Vista Alegre e Lladrós. Destaque para uma bandeja em porcelana da República Tcheca de rara beleza e delicadeza.

SERVIÇO

LEILÃO BENEFICENTE INSTITUTO JUTTA BATISTA

Pregão: 21 de novembro (terça-feira), às 20h30.

Local: Espaço Cultural Shopping Vitória by Empório das Artes

Pontos moeda