Geral

Encontro de Gestores debate sobre inserção do tema “Violência contra mulher” nas escolas do ES

Os profissionais da educação também debateram temas como a elaboração do currículo socioemocional capixaba,

A mudança de cultura e comportamento da sociedade também passa pelas escolas da rede estadual. Afinal, são por elas que meninos e meninas de todo o Estado começam a trilhar seu caminho até a vida adulta, formando conceitos de convivência, cidadania e cultura de paz. E não há lugar melhor para debater e conscientizar nossos estudantes sobre um assunto tão importante: o combate à violência contra a mulher.

Na manhã desta quinta-feira (09), o governador Paulo Hartung esteve presente no Encontro de Gestores da Rede Estadual e das Redes Municipais do Espírito Santo para reforçar este tema em defesa das mulheres capixabas. Na ocasião, o governador também ressaltou que, neste ano, o Encontro foi ampliado e conta com a participação dos municípios para dialogar sobre assuntos estratégicos com foco no avanço da educação básica capixaba.

“Os diretores das escolas públicas possuem papel fundamental no processo educacional dos jovens capixabas. Em uma crise deste tamanho que estamos vivenciando no país, nós, gestores da rede pública de educação do Espírito Santo, podemos celebrar porque vamos fechar o ano com conquistas na educação pública capixaba. Avançando na contraprestação de serviço e implantação de políticas públicas inovadoras na área educacional”, avaliou Paulo Hartung.

Durante todo o dia, os profissionais da educação também debateram temas como a elaboração do currículo socioemocional capixaba, a política de formação docente no Espírito Santo e também foi apresentado o manual de gestão escolar.

“A sociedade do futuro passa em nossas mãos. Nós temos que fazer sempre o melhor para aumentar o grau de aprendizagem dos nossos estudantes. Os diretores são os líderes de suas escolas e é necessário que todas as informações sejam alinhadas para que possam exercer suas funções com sabedoria, buscando sempre a melhoria da aprendizagem dos estudantes”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

O diretor da Escola Estadual Maria de Abreu Alvim, de Afonso Cláudio, Leandro da Silva Linz, contou que participa dos encontros desde que eles foram criados. “A cada ano a organização tem sido melhor e com informações que auxiliam nossa gestão. Os estudantes precisam de orientação pedagógica, porém, na maioria das vezes não sabemos como lidar com esta situação. Hoje aprendemos a trabalhar o lado socioemocional dos alunos, o que vai nos ajudar a lidar com as dificuldades de cada um de nossos adolescentes".

"Toda vez que participamos de um evento como este voltamos para a escola motivados para dar encaminhamento às ações educacionais. Este evento é um momento enriquecedor de troca de ideias. Nele, aprendemos a trabalhar o lado socioemocional do aluno, o que faz com que possamos ajudar os jovens a se desenvolverem melhor e a aprenderem mais", disse a diretora da Escola Virgínia Nova, em Rio Novo do Sul, Rogéria Bernini Peterle.

Abrilhantando o evento, os gestores assistiram a apresentação do coral dos estudantes da Escola Estadual Jones José Nascimento. Eles cantaram as músicas “Sementes do amanhã” de Gonzaguinha e “Trem bala” de Ana Vilela.

Participaram também do evento o deputado estadual Rodrigo Coelho e a Superintendente Estadual de Comunicação Social, Andréia Lopes. Além de representantes de outras secretarias estaduais.

Pontos moeda