Geral

Espírito Santo será sede de eventos gratuitos promovidos por Médicos Sem Fronteiras

O 'Conexões MSF' é organizado em colaborações com instituições, empresas e artistas locais

O Espírito Santo será sede de uma série de eventos gratuitos entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro, promovidos pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras. O "Conexões MSF" é organizado em colaboração com instituições, empresas e artistas locais e inclui exposições, filmes, conversas, além de intervenção artística. Para promover uma conexão entre a população capixaba e a ajuda humanitária, as atividades foram distribuídas em diferentes horários e locais.

“O objetivo do Conexões MSF é aumentar o conhecimento do público sobre estas crises, o trabalho da organização e o sofrimento enfrentado pelas pessoas atendidas em nossos projetos”, explica a diretora de comunicação de MSF-Brasil, Ana Lemos.

A programação foi pensada para diferentes públicos, de crianças a profissionais especializados e inclui passeio ciclístico, debate sobre migração entre MSF e acadêmicos capixabas e sessões informativas sobre como trabalhar com MSF em cerca de 70 países.

O Palácio da Cultura Sônia Cabral vai receber uma sessão de cinema especial com a exibição do filme "Caminhos da Vacina", que será seguida de um bate-papo com a vice-presidente do Conselho Administrativo de MSF-Brasil, a psicóloga Ionara Rabelo, com a anestesista capixaba Gabriela Cellia e com a enfermeira Kelly Cavalete. O evento contará com a mediação do produtor cultural Fabrício Noronha e apresentação da banda de congo Amores da Lua, em um cortejo que saíra da Praça João Clímaco.

Este e outros sete documentários – Acesso à Zona de Perigo; Affliction – O Ebola na África Ocidental; Desculpe, me afoguei; Fogo nas Veias; Invisíveis; MSF (Un)limited; Tuberculose: o retorno da epidemia - serão exibidos no Cine Jardins, Cineteatro da Universidade de Vila Velha, Escola UMEF Antonio Bezerra de Farias, Metropolis Cineclube, Palácio da Cultura Sônia Cabral e Sesc Gloria (conferir programação). Caminhos da Vacina é o único com classificação indicativa livre. Todas as sessões serão seguidas de bate-papos com profissionais com experiência nos temas abordados.

O Shopping Vitória receberá uma exposição fotográfica chamada "Conexões" no 2º piso. As 72 imagens sintetizam o trabalho de MSF, que atende pessoas em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais ou sem nenhum acesso a cuidados de saúde. Essa ajuda é oferecida exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política, e de forma independente de poderes políticos e econômicos.

Já no Shopping Mestre Álvaro (Piso L2, próximo à Praça de Eventos), é possível ver a mostra interativa Pessoas em Movimento. Um labirinto cujos caminhos ilustram - com estímulos visuais, auditivos e táteis - as dificuldades extremas enfrentadas por milhões de refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo no mundo todo. No fim, o visitante terá a certeza de que voltar para casa, definitivamente, não é uma opção para essas pessoas.

No Parque Moscoso e no Shopping Praia da Costa, roteiros adaptados pela Serelepe Cia contadora de histórias prometem despertar a solidariedade nas crianças com enredos que abordam temas como refugiados e doença de Chagas de forma lúdica.

Atividade exclusiva para profissionais e estudantes de comunicação, o seminário de jornalismo Ajuda humanitária em pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias discutirá, no Senac Espírito Santo, o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo e dará dicas sobre como fazer as coberturas desses contextos.

O Conexões MSF se propõe a levar para as regiões visitadas uma intervenção artística duradoura para manter viva a lembrança da ajuda humanitária. A partir de relatos de profissionais de MSF sobre suas experiências em diversas situações, artistas convidados representam com sua arte o que interpretam dos textos. Em Vitória, a produção deste Diário de Arte será do Coletivo FG Crew, inspirada em projetos de atendimento a pessoas que vivem com HIV. O muro escolhido para o grafite fica na Praça do Cauê – Santa Helena. A entrega da obra será no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, às 11 horas.

Serviço


O Conexões MSF  Vitória e Vila Velha conectadas com a ajuda humanitária é uma série de eventos gratuitos promovidos pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras em colaboração Avianca Cargo, Cargo Soft, Caixote 22, Escola FAFI, FG Crew, Metropolis Cineclube, Palácio da Cultura Sônia Cabral, Prefeitura de Vitória, Secretaria Estadual da Cultura de Espírito Santo, Senac Espírito Santo, Serelepe Cia, Sesc Glória, Shopping Mestre Álvaro, Shopping Praia da Costa, Shopping Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade de Vila Velha.

Data: De 24 de novembro a 3 de dezembro, em diversos horários e locais. Clique e veja a programação completa


Pontos moeda