• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Gabarito oficial do Encceja será divulgado em dezembro

  • COMPARTILHE
Geral

Gabarito oficial do Encceja será divulgado em dezembro

Candidatos devem atingir 100 pontos para obter a certificação

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ser publicado no dia 1º de dezembro no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas do Encceja foram realizadas no último domingo (19).

Os participantes responderam questões, para o Ensino Fundamental, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Matemática e Redação e, para o Ensino Médio, de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

Será considerado habilitado ao certificado aquele que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, para obter a certificação ou declaração parcial, o participante deve ainda obter nova igual ou superior a cinco (5) pontos na Redação.

O Encceja é realizado pelo Inep, porém, compete às Secretarias Estaduais de Educação e aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia definirem os procedimentos complementares para certificar os participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do Exame.

Resultados e Certificado

PublicidadeFechar anúncio

O candidato que obtiver a nota mínima em todas ou uma das áreas de conhecimento, deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado na inscrição, para solicitar sua declaração parcial de proficiência ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

O Encceja possibilita a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores: Certificado e Declaração de Proficiência. O certificado é o documento oficial, o qual reconhece que o participante cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Declaração Parcial de proficiência é uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja. Quem já fez o Encceja em anos anteriores ou participou de edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento, pode realizar o Encceja deste ano e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para obter a certificação.

Encceja Exterior

Os brasileiros residentes em Miami (EUA), que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada e se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Exterior), fazem provas neste domingo, 19. O exame deveria ter sido aplicado em 10 de setembro, mesma data em que ocorreu em outras cidades dos Estados Unidos e em mais nove países. No entanto, devido a acontecimentos climáticos ocorridos naquela data no estado americano da Flórida, com a passagem do Furacão Irma, a prova precisou ser adiada para garantir a logística e a segurança dos participantes. Ao todo, 61 pessoas que estavam inscritas para participar do Encceja em Miami hoje podem realizar as provas.