Geral

Motoristas e cobradores recebem orientação para combate ao assédio sexual nos ônibus Transcol

Fiscais, agentes da Ceturb e funcionários das garagens das empresas operadoras do sistema também passarão pelo treinamento

Os funcionários receberão orientações sobre como agir, caso presencie assédio |
Foto: Leitor/Deiverson Fernandes

Após o lançamento da campanha “Só quem é mulher sabe, mas todo mundo pode ajudar”, realizado no último dia 13, os motoristas, cobradores, fiscais e agentes da Companhia de Transportes Urbanos na Grande Vitória (Ceturb-GV) vão começar a receber orientações sobre assédio sexual que pode acontecer dentro dos ônibus do Transcol e nos terminais.

A campanha prevê ações organizadas pelo Sest/Senat, com participação da Ceturb e da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), com palestras e distribuição de materiais explicativos. Na palestra inaugural, que acontece nesta quarta-feira (29), às 15 horas, no auditório do Sest/Senat, em Cariacica, haverá uma concentração de trabalhadores do setor. Posteriormente, as palestras também serão realizadas nas garagens e terminais para que o maior número possível de rodoviários sejam atingidos.

Os esclarecimentos sobre as posturas que podem ser adotadas por qualquer pessoa que presencie assédio, serão passados pela Sesp, que também vai fornecer orientações e informações de aspecto legal sobre condutas envolvendo assédio sexual nos transportes coletivos de passageiros.

A Ceturb, em conjunto com os Consórcios Operadores do Sistema Transcol, vão promover o engajamento dos profissionais para que as informações cheguem ao maior número de trabalhadores e sejam amplamente disseminadas, criando um círculo virtuoso de respeito e colaboração diante de situações de constrangimento à mulher.

Pontos moeda