Geral

Nível de rios melhora, mas três municípios capixabas ainda enfrentam racionamento

A vazão atual do Rio Jucu, responsável pela maior parte do abastecimento do Estado, é 8.360

A chuva que chegou ao Espírito Santo na última semana, ajudou não só a amenizar o calor em algumas regiões, mas também a melhorar a situação dos rios que abastecem a Grande Vitória.

De acordo com o boletim divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) nesta quarta-feira (8), o Rio Jucu, responsável pela maior parte do abastecimento do Estado, saiu da situação crítica e a vazão atual é de de 8.306 litros por segundo. Na semana passada, o volume era de 5.115 l/s e precisava atingir a média de 5.292 l/s para sair da situação crítica.

No Rio Santa Maria, o nível também melhorou e passou de 6.658 l/s para o volume atual de 7.210 l/s, o que representa 3.410 l/s acima do volume considerado crítico. Segundo a Companhia Espírito Santense e de Saneamento (Cesan), os sistemas dos Rios operam normalmente e no momento não há previsão de racionamento na Grande Vitória. 

Apesar disso, a Companhia continua solicitando à população que reduza o consumo, evite o desperdício e pratique o reúso da água. Os municípios que enfrentam o racionamento são Conceição da Barra, São Roque do Canaã e Vila Pavão. 

Os municípios de Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Distrito de Braço do Rio (Conceição da Barra), Distrito de Sayonara (Conceição da Barra), Mantenópolis, Pedro Canário, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e São José do Calçado já tiveram o abastecimento normalizado.


Pontos moeda