• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII se apresenta no Shopping Vitória neste sábado

  • COMPARTILHE
Geral

Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII se apresenta no Shopping Vitória neste sábado

A entidade é a segunda a receber o apoio do Instituto Americo Buaiz. Dez crianças e adolescentes devem fazer parte da apresentação

A praça de eventos do Shopping Vitória vai receber, no próximo sábado (11), as crianças e adolescentes da Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz. A apresentação acontece na Praça Central do local à partir das 17 horas.

De acordo com a professora de violino do Instituto, Miriam Mollo Machado, a orquestra conta com a participação de 10 integrantes com idades entre 12 e 18 anos, que se destacam durante as aulas. Atualmente, 40 alunos se dividem em quatro turmas, onde são preparadas para seguir carreira na música.

"A criança já entram para o grupo com o objetivo de fazer parte da orquestra. É um estimulo para que ela não venha apenas com o objetivo de aprender um instrumento. A partir daqui, elas podem se ingressar em faculdades e saem com uma nova perspectiva de vida na música", explicou a professora.

Até agora, sete alunos do Instituto já foram aprovados para a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e outros quatro já se preparam para tentar uma vaga. Para a professora, é a oportunidade de mudar a vida das pessoas. "Isso é o resultado de muito tempo de trabalho. É muito bom ver meninos que não tinham perspectiva nenhuma e hoje terem projetos de vida. Eles abrem a cabeça e os horizontes para novos projetos, não só na música", disse.

A orquestra de violinos também trabalha com um projeto de visitas aos asilos e hospitais de Vitória. Segundo Miriam, a ideia partiu dos próprios alunos e abraçada pelo Instituto. "É uma experiência bem interessante. É uma riqueza levar alegria para quem está em dificuldade".

A apresentação no Shopping Vitória deve ter a duração aproximada de 30 minutos. Quem comparecer ao local para prestigiar o momento, certamente, vai se emocionar. "Toda vez que a gente se apresenta, é sempre um sucesso e muita emoção. A gente não conta a história deles, mas quem assiste sabe que elas vem de uma situação difícil e estão mostrando o resultado de um trabalho que não é fácil.

O Instituto

Segunda entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz, o Instituto João XXIII está localizado no bairro Consolação, em Vitória, e atende, em 2017, 168 crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo atividades socioeducativas de musicalização, viola, violino, ioga, arteterapia e judô. Para os adultos, são oferecidos cursos de qualificação em parceria com o Senac. Para crianças de 03 a 06 anos, o instituto oferece espaço lúdico para brincadeiras em parceria com o CMEI Laurentina Mendonça.

O instituto oferece os serviços para os moradores de 25 bairros do município da capital, totalizando uma população superior a 86 mil habitantes. São atendidos os bairros de Consolação, Gurigica, Horto, Monte Belo, Bento Ferreira, Jesus de Nazareth, Ilha de Santa Maria, Romão, Cruzamento, Jucutuquara, Fradinhos, Piedade, De Lourdes. São Benedito, Bonfim, da Penha, Itararé, Santos Dumont, Santa Cecília, Maruípe, Tabuazeiro, São Cristovão, Santa Martha, Andorinhas, Joana D´arc também são bairros contemplados com o atendimento do instituto.