Geral

Professora de Cachoeiro concorre a prêmio de melhor do Brasil

O concurso quer descobrir quem é o professor que utiliza a criatividade para inovar na sala de aula. Para chegar à semifinal, a Patrícia Peres Ferreira Nicolini criou memes dela própria para pedir votos para não aborrecer as pessoas

A professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, de Cachoeiro, é uma das finalistas do Concurso Professor Inspirador, promovido pela Quizlet, uma plataforma de aprendizagem on-line e off-line gratuita com mais de 20 milhões de usuários por mês no mundo na internet. O resultado final está previsto para ser divulgado entre os dias 7 a 18 de dezembro.

Patrícia foi indicada ao prêmio por um ex-aluno, que relatou alguns projetos educacionais e, em um deles, é a produção de curtas-metragens. “Foi uma surpresa e feliz por ser inspiração. Ele não falou nada. Recebi um e-mail da organização avisando que eu tinha sido selecionada. Para cada gênero textual, desenvolvo um projeto de leitura para melhorar a qualidade do ensino. Um dos meus projetos, ‘Literatura e Cinema na sala de aula’, ficou entre os 50 melhores do Prêmio Educador Nota 10 de 2016, e concorreu com 4.221 projetos de todo o país”, explica a professora.

Ela leciona no turno matutino no Centro Educacional São Camilo-ES e é professora efetiva na escola estadual 'Professora Hosana Salles'. “Ter sido indicada por um aluno é gratificante. Tem aluno que fica em nossa vida, e o Guilherme de Lima Vargas é um deles. Disputar um prêmio nacional é a sensação do dever cumprido. Estou muito feliz com esse momento e já sonhando com a Califórnia”, conta a professora.

Avaliação

As indicações foram avaliadas pelo júri da competição, com base nas descrições feitas pelos alunos e no perfil atualizado pelo professor. Na segunda etapa, os melhores candidatos de cada estado foram apresentados no site para a votação. Nessa etapa, 72 professores de todo Brasil foram selecionados e o professor mais votado de cada estado garantiria a vaga na semifinal.

A votação era diária, e Patrícia precisava dos votos das pessoas todos os dias. Para não ser inconveniente, ela precisava inovar. “Tive a ideia de produzir e ser protagonista de memes, uma forma de não aborrecer as pessoas, que ficariam entediadas com o pedido de votos quase que diariamente. As pessoas ficavam esperando o meme do dia e se divertiam, Assim que a votação foi encerrada no última segunda-feira (20), o júri da Quizlet avaliou o vencedor de cada estado e os candidatos foram divulgados na página principal do concurso. Um aluno me disse que viu minha foto na página, então entrei e vi que, com muito orgulho, sou a representante do Espírito Santo”, continua.

A etapa nacional passará pela comissão julgadora do concurso. O professor eleito como o melhor do país e seu nomeador serão premiados com uma viagem para conhecer a sede da Quizlet em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. “Fiz a minha parte e aproveitei a oportunidade. Agora, vou aguardar o resultado final”, completa a professora.

Pontos moeda