Geral

Programa Jovens Embaixadores seleciona estudante de Piúma

Programa da Embaixada Norte Americana seleciona jovens considerados exemplos em comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa

Muito estudantes esperam pelo mês de janeiro para poder aproveitar o período de férias escolares. Mas a estudante Mirian Hannah da Silva Dantas, aluna do segundo ano ensino médio integrado do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está ansiosa para passar o mês de descanso frequentando uma escola nos Estados Unidos da America (EUA). 

Moradora de Piúma, no Sul do Estado, ela embarca no dia 12 de janeiro para Washington d.c, capital norte americana, junto com outros 49 estudantes brasileiros selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores. 

Com 17 anos, a aluna conta que se inscreveu para participar da seleção assim que soube da oportunidade. "Eu gosto de conhecer coisas e lugares diferentes e quando soube que as inscrições me inscrevi na hora. É um processo bem longo e o candidato é avaliado de muitas formas", disse Mirian Hannah. 

Resultado da seleção foi divulgado no dia 31 de outubro no site da Embaixada dos EUA

Segundo a estudante, ao chegar na capital norte americana, os jovens embaixadores farão apresentações e realizar trabalhos voluntários. Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

"Será uma grande troca de experiências e de conhecimento. E isso não somente em relação a escola, mas também relacionado com o estilo de vida, costumes, hábitos. Quero aprender muito e ainda deixar um pouco do Brasil por lá", comenta. 

Mirian Hannah é aluna do Instituto Federal do Espírito Santo

O Programa Jovens Embaixadores, intercâmbio estudantil de três semanas nos EUA, seleciona jovens da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. 

Desde 2003, 522 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil. O Programa Jovens Embaixadores é hoje realizado em todos os países do continente americano conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

Além de Mirian Hannah, outra estudante do Ifes e moradora de Boa Esperança, Júlia Faria Valini,  também foi selecionada para participar do Intercâmbio. 



Pontos moeda