Geral

Revitalização da Beira Rio em Cachoeiro começa no próximo semestre

As obras serão realizadas em duas etapas, e toda a extensão da via terá nova arborização, rampas de acesso, calçadas mais largas e iluminação em dois níveis, para garantir a segurança dos praticantes de atividade física

A avenida Beira Rio, em Cachoeiro, área bastante usada para a prática de atividades físicas na cidade, será revitalizada a partir do próximo semestre. As obras serão divididas em duas etapas. A primeira etapa contempla o trecho entre a ponta da avenida, próximo à Ilha da Luz, até a rodoviária do interior. A segunda segue até o prédio da antiga rádio Cachoeiro.

O projeto arquitetônico já está pronto, e a fase agora é de planilhamento. Os recursos chegam via emenda parlamentar. Toda a extensão da via terá nova arborização, iluminação em dois níveis de altura e adequação da acessibilidade, com rampas, calçadas mais largas e piso nivelado. Para isso, as pedras portuguesas darão lugar ao concreto liso, com detalhes em granito.

Um dos cuidados é planejar a iluminação para se adaptar à arborização, e não o contrário. Por isso, também, a escolha pelas lâmpadas de led com direcionamento dinâmico em postes com duas alturas: a mais baixa, sob a copa da árvore, e outra para iluminação mais ampla.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Mário Louzada, o projeto será aplicado com funcionalidade, economicidade e beleza, dentro dos padrões do Plano de Mobilidade Urbana. “Vamos entregar uma obra moderna, para proporcionar bem-estar no local público que as pessoas escolheram como referência para os momentos de lazer e atividade física. Vamos tornar mais adequada a estrutura desse que é um dos cartões-postais da cidade”, ressalta.

Ponto de ônibus

As alterações no local de parada de ônibus na Beira Rio, já anunciadas, não serão realizadas agora, mas apenas a partir da segunda etapa das obras. Louzada explica que o adiamento tem o objetivo de atender melhor as necessidades dos passageiros. A partir da revitalização, todos os pontos terão baia própria, com o recuo na calçada.

Uma das propostas é a junção dos pontos da rádio Cachoeiro e do Circo da Cultura. “Após o anúncio da realocação desses dois pontos, novas informações chegaram, e nossa equipe vem ampliando o estudo e a consulta pública. Vamos manter o diálogo e avaliar os pontos divergentes”, completa.

Pontos moeda