Geral

Roletas altas completam um ano nos ônibus do ES e empresa afirma que sistema é 89% eficiente

São mais de 120 ônibus do Sistema Transcol que estão utilizando o equipamento atualmente

Criada para combater a evasão do pagamento da passagem e para ajudar na segurança de quem trabalha e usa o transporte coletivo, as catracas altas completam na próxima terça-feira (14) um ano sendo utilizadas em ônibus do Sistema Transcol. De acordo com o GVBus, atualmente 129 coletivos circulam na Grande Vitória com o equipamento.

Segundo a empresa, o objetivo é expandir esse sistema gradativamente. Isso porque, de acordo com o órgão, a eficácia do equipamento aumentou de 85% para 89% nos últimos meses. Ainda assim, 11% dos passageiros que passavam sem pagar continuam conseguindo driblar a cobrança.

Ainda de acordo com o GVBus, a estimativa é de que cerca de 100 mil pulos acontecem por mês nos coletivos. Como a passagem do Transcol custa R$ 3,20, isso representa um prejuízo de cerca de R$ 320 mil todo mês para a empresa.

O equipamento

Segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), o equipamento foi elaborado pelo Consórcio Sudoeste, por meio de técnicos da consorciada Unimar. A companhia informou que o modelo usado atualmente aprimora o equipamento que começou sendo testado em novembro do ano passado.

Vitória

Já na capital capixaba, esse tipo de roleta foi instalada em ônibus municipais no final de agosto deste ano. O intuito é o mesmo: evitar o pulo da roleta. De acordo com a Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, atualmente são 13 linhas e 40 coletivos utilizando o equipamento.

A secretaria disse ainda que até o final de novembro haverá avaliação do sistema e a expectativa é que o número de ocorrências deva diminuir.

Pontos moeda