Geral

Temporais e chuva de granizo podem ocorrer nas regiões Sul e Serrana do ES nesta 3ª feira

Esse tipo de chuva é normal nessa época do ano, segundo o meteorologista do Incaper

Com o alerta de chuva forte e até possibilidade de granizo no Espírito Santo, meteorologistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informaram que a previsão é que o tempo fique instável durante toda a semana. Além disso, a chuva mais forte está prevista para o final dessa semana.

“Esse alerta que foi emitido, após a análise da equipe de meteorologia do Incaper, mostra o que normalmente ocorre nessa época do ano: chuvas associadas ao tempo abafado, ao calor, a presença de umidade. Principalmente no trecho sul, na Região Serrana do Estado, existe a potencialidade de ocorrer a formação dessas nuvens de tempestade e decorrente delas ocorrem as descargas elétricas, as rajadas de vento e em situações pontuais pode-se ocorrer a formação de granizo”, explicou o meteorologista do Incaper Hugo Ramos.

Segundo Ramos, a partir da tarde desta terça-feira (28), existe a expectativa de temporais isolados principalmente na Região Sul e na Região Serrana do Estado. “Essa previsão é mais para o final do dia, no começo da noite, em uma área que pega a Grande Vitória até o noroeste. Mais para o final da noite há expectativa de que essas chuvas ocorram na região de Aracruz, Linhares. Isso é devido a formação de áreas de instabilidade que vão se desenvolvendo ao longo da tarde e se estendendo no período da noite”, disse o meteorologista.

Ele ainda destacou que, pontualmente esses temporais podem gerar grandes acumulados de chuva. “Em virtude da formação do novo episódio de zona de convergência do Atlântico Sul, até no final de semana a gente aguarda volumes mais expressivos a partir de hoje. De acordo com o que a gente vem analisando, a semana será de tempo instável”, afirmou Ramos.

Pontos moeda