Geral

Vila Velha terá mais segurança com o cerco eletrônico no município

O custo do projeto é de pouco mais de R$ 500 mil e será operacionalizado pelos agentes da Central de Videomonitoramento da PMVV

A Prefeitura de Vila Velha vai implementar o projeto do “cerco eletrônico” no município até o final de fevereiro de 2018. A proposta consiste na instalação de câmeras fixas com capacidade de captação de imagens em alta resolução em mais de 20 pontos estratégicos, além de entradas e saídas da cidade.

O projeto prevê a aquisição de 40 câmeras por meio de um convênio com a Petrobras para compra de equipamentos na área de segurança. Foram cinco meses de estudo e mapeamento dos locais a serem contemplados com os equipamentos. O processo administrativo está em fase adiantada de execução.

As câmeras a serem utilizadas no cerco eletrônico são dotadas de tecnologia para fazer a leitura das placas dos veículos e identificá-las em caso de roubo ou furto, conforme as informações disponibilizadas em tempo real pelo banco de dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

No mapa do projeto constam pontos nos bairros de Rio Marinho, São Torquato e Nova América, além da Segunda e Terceira Ponte e também na Ponte Florentino Avidos. Outros locais como a Rodovia Leste-Oeste, Estrada do Dique, as localidades de Xuri e de Córrego Sete até a divisa com Guarapari também serão contemplados. A proposta prevê também a instalação de algumas câmeras em vários locais dentro da cidade.

“O projeto terá impacto na segurança de toda a cidade, pois vai inibir a pratica de furto e roubo de veículos no município, além de outros benefícios”, disse o coordenador da Central de Videomonitoramento, Fábio Barcelos.

O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior, disse que “a oportunidade do crime diminuirá por causa do cerco eletrônico. A medida deve diminuir ainda mais a criminalidade no município, já que a evasão por qualquer um dos locais na cidade será vigiada 24 horas por dia”.

Pontos moeda