Geral

Agentes de trânsito vão recolher veículos abandonados nas ruas de Cachoeiro

As notificações aos proprietários dos veículos abandonados a partir da próxima segunda-feira (4), pelos agentes da Guarda Municipal. A portaria que autoriza o recolhimento foi publicada nesta sexta-feira (1)

Os veículos abandonados em vias públicas de Cachoeiro serão recolhidos pelos agentes de trânsito municipais e encaminhados a pátios de custódia. Uma portaria, de autoria da Secretaria Municipal de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (1), descreve as características que definem o abandono, as condições necessárias para a configuração de tal estado e os procedimentos a serem adotados nesses casos.

A Resolução Nº 623 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 6 de setembro de 2016, deu permissão legal para o recolhimento de veículos abandonados em todo o país. Entretanto, o instrumento jurídico não detalha as características e condições da situação de abandono.

“A resolução do Contran deu base para que os municípios pudessem, por exemplo, remover um carro estacionado na rua por considerá-lo abandonado, antes não permitido. A Portaria da Semdef foi elaborada para se somar à resolução no sentido de uniformizar e normatizar a ação do agente de trânsito”, completa o secretário de Defesa Social, Ruy Guedes.

Quando os veículos serão removidos?

- O veículo ou parte dele (automotor, elétrico, de propulsão humana, de tração animal, máquina, equipamento, de carga, etc.), é considerado abandonado estacionado ininterruptamente no mesmo local por período superior a cinco dias, salvo quando autorizado pelo poder público municipal.

- As condições que evidenciam o estado de abandono são: sinais de visível mau estado de conservação; ausência de motor ou motor danificado; com um ou mais pneus ausentes, vazios, furados/e ou danificados em sua banda de rodagem; faróis e luzes de sinalização ausentes ou danificadas; falta de um dos vidros; interior ocupado por resíduo que impossibilite a condução, gerando acúmulo de lixo e vegetação; ausência de placas de identificação e/ou verificação de adulteração da numeração do chassi e/ou do motor.

- Ao ser encontrado o veículo em situação de abandono, o agente da autoridade de trânsito notificará o proprietário ou o responsável para que providencie a retirada no prazo de cinco dias. Não atendido o prazo, ele será recolhido para depósito. Após 60 dias, caso o proprietário ou responsável não tenha providenciado a retirada, o veículo irá a leilão.

Pontos moeda