Geral

Capixaba sobe o Mestre Álvaro 60 vezes no ano e ganha aposta entre amigos

O desafio começou em um grupo no WhatsApp e cerca de 20 pessoas participaram

Trilha difícil, trajeto de aproximadamente 4 horas e muito empenho para vencer um desafio nada convencional. Assim foi o ano do porteiro noturno Marcos Francisco Santana, de 46 anos, que ao longo de 2017 fez a subida do Mestre Álvaro, na Serra, 60 vezes.

Tudo começou com uma aposta entre amigos que teve início em janeiro. O objetivo era ver quem conseguia fazer a trilha mais vezes durante os 12 meses do ano e a regra era fazer fotos e vídeos para comprovar que de fato haviam subido.

"A aposta começou em um grupo do WhatsApp, chamado "Clube do Bolinha" e cerca de 20 pessoas entraram. Aí o combinado era cada um ir no dia que quisesse, podia ir acompanhado, sozinho, só tinha que tirar foto e filmar para comprovar quando chegava lá", explicou Marcos. 

Com o passar do tempo, a disputa foi ficando ainda mais acirrada e apenas mais duas pessoas continuaram na aposta. A 60ª subida de Marcos foi na última quarta-feira (27), enquanto os outros dois chegaram a 36 e 26 subidas.

"Eu trabalho à noite, então saía do trabalho e ia de bicicleta até um certo local. Depois deixava ela escondida e começava a trilha. Pra gente é uma diversão e muda a vida totalmente. Eu bebia demais, fumava e resolvi parar. Em 2013 voltei a subir o Mestre Álvaro e agora fizemos essa aposta", contou. 

Como toda disputa pede uma revanche, em 2018 vai ter mais subida do Mestre Álvaro. No entanto, dessa vez o desafio será apenas entre Marcos e um outro participante. "Eu venci essa aposta, fiquei bem na frente, mas agora querem uma revanche em 2018. Só que a revanche vai ser só entre eu e o Bismarck, que ficou em terceiro lugar", concluiu. 

Pontos moeda