Geral

Chuva contínua mantém municípios do Sul do ES em estado de atenção

Na cidade de Castelo, o anúncio do pacote de obras, que contaria com a presença do governador Paulo Hartung, foi cancelado por causa da forte chuva que atinge o município desde a madrugada desta sexta-feira (1)

Os municípios do sul do Estado registram chuvas desde a madrugada desta sexta-feira (1), e o aviso Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper mantém as cidades em estado de atenção. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva na região foram registrados no municípios de Castelo (67,36), Cachoeiro (45,25), Itapemirim (43,71), Guaçuí (36,15), Alegre (33,31) e Jerônimo Monteiro (27,73).

Em Castelo, apesar do acúmulo, não há registro de transtornos causados aos moradores. A equipe da Defesa Civil do município está em alerta e percorrendo ruas e estradas do interior da cidade. O evento para anunciar um pacote de obras de investimentos do município, que seria realizado nesta sexta-feira (1), e contaria com a presença do governador Paulo Hartung, foi cancelado por causa da forte chuva que atinge o município. Uma nova data será marcada nos próximos dias.

Cachoeiro registrou o segundo maior acúmulo de água do sul do Estado. De acordo com a Defesa Civil do município, duas residências estão em risco no bairro Gilson Carone; houve desabamento de muros nos bairros Alto União, Amarelo e Agostinho Simonato; desabamento de talude e uma residência em risco no bairro Amaral; e afundamento de vias nos bairros Aquidaban e Gilberto Machado.

O rio Itapemirim está menos de um metro acima do nível normal. Mas é importante que a população ribeirinha fique atenta, pois chove bastante em toda a cabeceira do rio. As equipes da Defesa Civil continuam em alerta total, percorrendo todo o município. A previsão é de mais chuvas intensas até este sábado (2).

Previsão

No município de Alegre, até o momento a Defesa Civil do município não teve nenhum registro grave de problemas causado pela chuvas, e as equipes permanecem de prontidão. Em Guaçuí, até o momento, a Defesa Civil informa que a situação no município é normal, com o rio seguindo em sua calha e nenhuma ocorrência significativa, a não ser terra caindo de algum barranco, mas sem comprometer estradas ou residências e nem apresentar perigo. As equipes continuam em alerta e estão monitorando a situação, diante da previsão de mais chuvas durante para esta sexta-feira (1) e sábado (2).

Chove forte também em Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Itapemirim, Marataízes e Vargem Alta, mas não há registro de problemas ocasionados pela chuva, segundo a Defesa Civil dos municípios.

Segundo a previsão do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, a Zona de Convergência do Atlântico Sul deixa o tempo bastante chuvoso no estado nesta terça-feira (1). Chove a qualquer hora na maioria das regiões, sendo que a chuva pode ser contínua e significativa. A temperatura permanece amena.

Pontos moeda