• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Com estoque baixo, Hemoes pede doações de sangue. Veja como doar!

  • COMPARTILHE
Geral

Com estoque baixo, Hemoes pede doações de sangue. Veja como doar!

O número de doadores em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus está muito abaixo do necessário

Enquanto muitas pessoas aproveitam as férias e celebram as festas de fim de ano, um outro grupo depende da solidariedade de doadores e os homocentros do Espírito Santo fazem um apelo à população para que se mobilizem e doem sangue, principalmente para quem tem sangue com fator RH negativo.

Em todos os anos, nesta mesma época, os estoques costumam ficar vazios e segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o número de doadores que tem comparecido às unidades do hemocentro estadual em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus está muito abaixo do necessário.

Segundo a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa, no último mês do ano o número de doadores costuma mesmo reduzir. No entanto, neste ano o Hemoes já registrava queda nas doações antes do mês de dezembro começar. Na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, de 20 a 25 de novembro, o Hemoes de Vitória recebeu uma média de 65 doadores por dia, um número abaixo do ideal e ainda menor se considerarmos que se tratava de uma semana comemorativa.

“Fim de ano é uma época em que as pessoas estão atarefadas. Além disso, é período em que muitas famílias viajam para aproveitar as férias dos filhos. Sabemos que é um período apertado mesmo, mas quem precisa da doação de sangue não pode esperar”, comentou Rachel.

A coordenadora do Hemoes em São Mateus, Vana Gomes de Araújo Amorim, afirma que o estoque de sangue está baixo e diz que a unidade precisa principalmente de sangue com fator RH negativo. Segundo Vana, a unidade também precisa melhorar o estoque de plaquetas para o feriado.

“Nossa unidade vai funcionar normalmente durante toda a semana e precisamos que as pessoas venham fazer sua doação de sangue. Plaqueta é um hemocomponente que tem validade curta, de cinco dias apenas. Por isso, se precisamos de estoque para o feriado, temos que fazer a coleta na quinta e na sexta-feira logo cedo para dar tempo de fazermos todos os exames no sangue coletado”, explicou a coordenadora.

Quem pode doar
Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Onde doar
As pessoas que quiserem doar sangue podem ir à unidade mais próxima do Hemoes. Para aumentar a captação de sangue, o hemocentro estadual também está usando sua unidade móvel. O veículo é um ônibus adaptado, com consultórios para triagem clínica, cadeiras para coleta de sangue e sala para fornecimento de lanches aos doadores depois da coleta.

Neste mês, o ônibus já esteve em Baixo Guandu, Cariacica e Vitória. E no dia 29 de dezembro estará no Shopping Moxuara, em Cariacica – BR 262, km 05, nº 6.555, Campo Grande –, das 10 às 15 horas, com distribuição de 100 senhas.

Onde tem Hemoes:
- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2800 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7954 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h.