Geral

Defesa civil atualiza dados sobre a situação dos municípios capixabas em decorrência da chuva

Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado é o município com maior número de ocorrências até o momento

A Defesa Civil estadual divulgou na tarde deste sábado (02) um novo boletim com os dados dos municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem várias cidades do Espírito desde a última quinta-feira (30). 

Confira a galeria de imagens!

Mais cedo, a Defesa Civil emitiu alertas de possíveis inundações, deslizamento e rolamento de blocos em municípios do Estado.

Vitória

Em Vitória, no bairro Moscoso, ocorreu um rolamento de pedra num local sem estruturas ou famílias próximas. No bairro houve escorregamento de um talude de pequeno porte;  Já no bairro Conquista, 01 família ficou desalojada por conta de rolamento de blocos de rochas.  

Serra

Na serra, um muro caiu sobre uma residência no bairro Nova Carapina l, Rua Intendente Câmara.  Ainda não há informação de vítimas. 

Viana

Rolamento de pedras na BR-262, após a ponte da Macumba (sobre o rio Jucu) sentido BH

Em Viana, o muro de uma residência caiu sobre a proprietária, na rua Buenos Aires, Nova Bethania, próximo ao ponto final.

Cariacica

Em Cariacica também houve a queda parcial de um muro no bairro Presidente Médice. 

Fundão

Em Fundão, há registro de uma família desabrigada. Em uma residência de madeira, os telhados começaram a ceder com goteiras, no bairro São José. Também houve queda de árvore sobre rede elétrica. A concessionária de energia elétrica EDP já realizou os reparos.

Cachoeiro de Itapemirim

Até o momento, o município de Cachoeiro de Itapemirim foi o que registrou o maior número de ocorrências. Quatro casas correm risco nos bairros Gilson Carone  Vila Rica e Baiminas. 

Também foram registrados quatro desabamentos de muro nos bairros Gilson Carone, Otton Marins, Amaral e Nossa Senhora da Penha. Além disso, três casas foram alagadas nos bairro Zumbi e Bom Pastor.

Quatro ruas do municípios também foram danificadas (Rua Brahim Decas, bairro Aquidaban; Rua Justino Emerly, bairro Gilberto Machado; Rua Nain Nagibe, bairro Recanto; Beco Edir Valante Amorim, bairro Amarelo). Houve ainda dois deslizamentos de talude, nos bairro Nossa Senhora Aparecida;

Muro derrubado devido a chuva em Cariacica

Apesar do número de ocorrências, a Defesa Civil informou que não há registro de desalojados/desabrigados em Cachoeiro de Itapemirim. 

Muniz Freire 

Em Muniz Freire, devido a um bueiro entupido houve alagamento da rua e a água invadiu algumas residências. Quatro famílias estão desalojadas e 3 famílias estão desabrigadas.

Iconha

Em Iconha, uma família foi retirada preventivamente da residência na localidade de Solidão, devido ao risco de rolamento de pedra, duas pessoas foram encaminhadas para um abrigo e houve queda de muro em Monte Belo.

Marataízes

Já Marataízes registrou vários pontos com escorregamentos de taludes. Uma casa foi interditada no bairro Barra do Itapemirim por conta do grande número de infiltrações. Outra residência a família foi retirada preventivamente em virtude de quedas de taludes e duas famílias desalojadas.

Presidente Kennedy

Em Presidente Kennedy, uma casa foi interditada e um casal e duas crianças encaminhadas para um abrigo.

Domingos Martins

Já na Região Serra, em Domingo Martins, houve um rolamento de pedras na BR-262, após a ponte da Macumba (sobre o rio Jucu) sentido BH. Também foi registrada a queda de talude com interdição parcial de via em Paraju. Na localidade de Pedra Branca, houve queda de Barreira e queda de árvore. 

Afonso Cláudio

No município de Afonso Cláudio, duas famílias estão desalojadas devido queda de talude sobre as residências. Uma equipe em campo informou que mais duas famílias devem ser retiradas pelo mesmo motivo.

Santa Leopoldina

Em Santa Leopoldina, a elevação do rio começou a atingir o asfalto na entrada da cidade. O nível de "Alerta" foi elevado para "Alarme" em áreas de alagamento, onde funcionam diversas repartições públicas.

Santa Maria de Jetibá

Na região de Alto Rio Possmoser, em Santa Maria de Jetibá,  existe uma área alagada e equipe da Municipal está no local avaliando a situação. Foi montado o Sistema de Comando e operações. 

Acumulados de chuvas em 24h:

- Afonso Cláudio (168,61)

- Santa Maria de Jetibá (133,59)

- Laranja da Terra (120,03)

- Santa Leopoldina (92,01)

- Vitória (90,14)

- Cariacica (88,76)

- Aracruz (86,59)

- Itaguaçu (85,04)

- Vila Velha (84,69)

- Serra (80,82)

- São Roque do Canaã (79,68)

- Fundão (78,10)

- Viana (74,84)

- Água Doce do Norte (74,39)

- João Neiva (73,59)

- Colatina (70,29)

Pontos moeda