Geral

Idosos do Asilo de Vitória recebem alunos, coral e Papai Noel nesta quinta-feira

O encontro acontecerá às 14h, no Asilo dos Idosos de Vitória, na Ilha de Monte Belo

60 crianças vão fazer a visita nesta quintaFoto: Heytor Gonçalves

Solidariedade, doação e amor. Nesta quinta-feira (7), às 14h, os 72 idosos do Asilo de Vitória receberão a visita de 60 crianças, de 6 a 9 anos, alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Padre Anchieta, da Ilha de Santa Maria, em Vitória

Papai Noel, Mamãe Noel e os estudantes de Comunicação, com o apoio dos cursos de Pedagogia e Administração da FAESA Centro Universitário, estão organizando uma alegre confraternização de Natal.

O momento mais emocionante será quando as crianças cantarão para os idosos e depois entregarão as fotos que elas fizeram deles, no encontro que ocorreu em novembro. As fotos serão entregues em porta-retratos com cartinhas, escritas pelos próprios estudantes, especialmente para o “vovô” ou “vovó” retratado. Cada idoso receberá também uma bolsa personalizada com um kit de produtos de higiene pessoal, doados a partir de uma campanha criada na faculdade.

Mas a diversão não acaba aí. O estudante de jornalismo, Pedro Amâncio, se vestirá de Papai Noel pelo terceiro ano consecutivo. “O ano passado, quando cheguei, foi uma energia muito forte. Na hora de ir embora, uma senhora me disse: ‘volte sempre, pois ficamos sozinhos aqui. Gostamos de receber visitas’. É muito emocionante participar”, relata Pedro. E o Papai Noel não irá sozinho. Ele estará acompanhado da Mamãe Noel Monica Oliveira, Técnica de Fotografia.

Este será o último encontro de 2017, do “Lumiar: Unindo Gerações”, Projeto de Extensão da FAESA Centro Universitário, orientado pelas professoras Zanete Dadalto (Fotografia), Mirella Bravo (Comunicação Comunitária) e Monica Riberio Mello (Pedagogia). Neste ano, 45 estudantes de Jornalismo e Publicidade estão participando da ação, que teve início em 2015.

Projeto Lumiar

A ação de natal faz parte do projeto Lumiar, que foi criado há seis anos como fruto do contato entre alunos do curso de Jornalismo e Psicologia da FAESA. Eles se uniram para fotografar grávidas em situação de risco, num projeto em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV), e pediram para que a professora Zanete Dadalto orientasse a produção de fotografias no estúdio fotográfico. O resultado foi gratificante para todos e assim surgiu o “Projeto Lumiar”, um projeto de valorização da vida.

Em 2013, Mônica Ribeiro Mello que, além ser professora do curso de Pedagogia da FAESA, leciona nas turmas do 1ª ano da Escola Municipal Padre Anchieta, em Vitória, propôs à Coordenação do curso de Comunicação, fazer um passeio com os seus alunos, no dia das crianças, para conhecer o estúdio fotográfico da FAESA. Em outubro, os estudantes visitaram o ambiente acadêmico e aprenderam, com a fotografa e professora Zanete Dadalto e alunos voluntário, noções de manuseio da câmera fotográfica. Eles também participaram de uma sessão fotográfica lúdica, onde se revezaram nas funções de fotógrafos e modelos. No retorno à escola, segundo a professora Monica, era visível o encantamento das crianças. A atividade proporcionou aos estudantes, tanto do ensino fundamental quanto universitário, um novo olhar sobre as possibilidades do conhecimento e a importância da formação escolar.

A atividade com as crianças foi ampliada, em 2015, com mais um passeio, a visita ao Asilo do Idoso em novembro. O intuído, além de promover a cidadania e o respeito aos mais velhos, foi também de fazer com que as crianças fotografassem o encontro com idosos do asilo e posteriormente exercitassem a narrativa e a escrita na produção de um texto coletivo e numa carta de natal. Segundo a professora Zanete Dadalto, “para abarcar tudo isso, foi criado o projeto Lumiar: a Fotografia Unindo Gerações. Assim, através da fotografia, três gerações foram unidas: crianças, idosos, e os jovens estudantes de Comunicação que monitoram as atividades do projeto, contribuindo para a melhoria da autoestima e esperança na sociedade”.

Em 2016, os alunos da disciplina de Comunicação Comunitária, da professora Mirella Bravo, começaram a participar do projeto incluindo noções de jornalismo e produção vídeo reportagens para as crianças. Ao todo forma realizados quatro encontros e o projeto passou a se chamar Lumiar: Encontro de Gerações. O mesmo formato foi mantido em 2017.

Pontos moeda