Geral

Justiça determina que 100% da frota de ônibus esteja nas ruas durante o réveillon

GVBus e Setpes conseguiram uma liminar que garante que os coletivos do Transcol e do sistema municipal de Vitória circulem normalmente entre domingo e segunda-feira

Ônibus circularão normalmente entre a meia-noite de domingo e o meio-dia de segunda

A Justiça determinou que toda a frota de ônibus do Transcol e do sistema municipal de Vitória esteja em circulação durante a virada de ano. A decisão ocorreu na noite de sexta-feira (29), após o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) ingressarem com um pedido de urgência.

Os sindicatos patronais conseguiram uma liminar que garante que 100% da frota de ônibus esteja nas ruas da 0h deste domingo (31) até às 12 horas de segunda-feira (01). Depois disso, volta a valer a decisão do desembargador José Luiz Serafini, que determinou que 70% da frota estivesse em circulação durante os horários de pico e 50% nos demais horários. 

Caso a decisão não seja cumprida, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) estará sujeito a uma multa de R$ 200 mil por dia de descumprimento. No entanto, o sindicato informou que já foi notificado da decisão e que cumprirá o que foi determinado. Após o período estabelecido para que a totalidade da frota circule, eles prometem retomar a greve.

Esquema especial

Na manhã de sexta-feira, o presidente do Sindirodoviários, Edson Bastos, chegou a dizer que não haveria esquema especial de ônibus para o réveillon e que a frota iria rodar conforme a liminar de José Luiz Serafini. Por sua vez, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) informou que estava sendo preparado um esquema especial para os coletivos do Transcol rodarem durante a virada de ano.

No entanto, após a decisão desta sexta-feira, ficou decidido que não haverá esquema especial para o réveillon e que os ônibus do Transcol respeitarão os horários normais de cada linha.

Já o sistema municipal de Vitória fará uma programação diferente após a virada. A partir da meia-noite, os coletivos sairão da Avenida Adalberto Simão Nader e da Praça dos Namorados. Eles serão orientados por fiscais da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), que informarão os destinos das linhas especiais de acordo com a demanda. Antes da virada, não haverá reforço da frota.

Pontos moeda