Geral

Navios da Marinha estarão abertos para visitação no Porto de Vitória

A visitação acontece neste domingo e na segunda-feira, de forma gratuita

O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia (G25), o Navio Docas Multipropósito Bahia (G40) e a Fragata Liberal (F43), da Marinha do Brasil, estarão abertos para visitação pública neste domingo (10) e segunda-feira (11), das 14 às 18 horas. Os navios estão atracados no Porto de Vitória. A visitação é de graça. O acesso ao Porto será realizado pelo portão que fica em frente ao Palácio Anchieta.

Estes navios estarão no Porto de Vitória em virtude da Operação Dragão, que está dentro da programação da Semana da Marinha. A operação acontece na área compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Vitória(ES). Participam do exercício cerca de 2.200 militares, navios e aeronaves do Comando em Chefe da Esquadra, dos Comandos do 1º e do 2º Distritos Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais.

A operação é um exercício em que as forças navais e de fuzileiros navais se adestram na execução de uma operação anfíbia de alta complexidade, em todas as suas fases, após terem se exercitado ao longo do ano em exercícios preparatórios individuais e em conjunto, por intermédio dos quais o conjugado anfíbio da MB (desembarque de fuzileiros navais de navios) se mantém em alto grau de prontidão.

A “Operação DRAGÃO” também tem por objetivo colher subsídios para o desenvolvimento da doutrina em termos táticos, técnicos e dos procedimentos empregados em Operações Anfíbias, a fim de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra, além de contribuir para o preparo dos Comandos e Organizações Militares envolvidos no exercício.

A Força-Tarefa é comandada pelo Contra-Almirante Paulo César Colmenero Lopes, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), sendo composta pelos seguintes meios: Navio Doca Multipropósito "Bahia" (G40), Navio de Desembarque de Carros de Combate "Almirante Saboia" (G25), Fragata “Liberal” (F43), Fragata “União” (F45), Fragata "Greenhalgh" (F46), Rebocador de Alto Mar "Almirante Guillobel" (R25), os Navios Patrulha "Macaé" (P70) e "Gurupá" (P46), os Navios Varredores "Atalaia" (M17) e "Albardão" (M20), as Embarcações de Desembarque “Camboriú” (L12), “Marambaia” (L20), e as Embarcações de Desembarque de Viaturas “Cagarras” (807) e “Cataguazes” (808), além das aeronaves Skyhawk AF-1, Seahawk SH-16, Super Cougar UH-15 e Esquilo UH-12

Pontos moeda