Geral

Página oficial do TRE-ES no Facebook 'zomba' com torcedores após vice do Flamengo

A publicação paga gerou críticas nas redes sociais e alguns torcedores fizeram comentários desaprovando a ideia. Após reportagem do Folha Vitória, o conteúdo foi apagado

A página oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) no Facebook aproveitou o vice-campeonato do Flamengo na Copa Sul-Americana para lembrar os eleitores capixabas sobre o prazo para realização do cadastro biométrico em alguns municípios do Estado. De acordo com informações da rede social no próprio post, a publicação se caracterizou como "conteúdo pago".

Na última quarta-feira (13), a equipe carioca empatou em 1x1 com o Independiente, no estádio Maracaña. Com o placar, o Flamengo perdeu o título da competição, ficando em segundo lugar. 

Na publicação na fanpage do TRE-ES, realizada nesta quinta-feira (14), o texto faz uma ironia com a perda do título. "Torcedores capixabas do Clube de Regatas do Flamengo: ainda dá pra conquistar um título este ano! Corram pra Biometria Obrigatória em Vila Velha, Ibatiba, Presidente Kennedy e Anchieta. Evitem filas!"

Após reportagem do Folha Vitória, a publicação foi apagada da página oficial do TRE-ES, conforme imagem abaixo:

A atitude gerou críticas de flamenguistas e gozações de torcedores rivais. Alguns deles usaram a própria publicação para desaprovar a ideia.

A mesma publicação também foi realizada em outra rede social, desta vez o Twitter, mas também foi apagada. 

Procurada pela reportagem do Folha Vitória, a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo disse, por meio de nota, que pede desculpas caso tenha ofendido qualquer torcedor no último post produzido nas redes sociais, alusivo ao futebol e à biometria. Segundo o TRE-ES, o intuito principal foi informar aos eleitores dos municípios nos quais o recadastramento biométrico é obrigatório (Anchieta, Ibatiba, Presidente Kennedy e Vila Velha) sobre o prazo final para o procedimento.

Questionado se a publicação na rede social foi realizada de forma paga, o TRE-ES informou que ela apareceu como conteúdo pago, pois foi feita uma menção ao Boulevard Shopping de Vila Velha, local onde acontece a biometria obrigatória de Vila Velha. De acordo com a assessoria, por ter mencionado uma outra página na menção do post, o Facebook divulga como conteúdo pago. Foi informado ainda que não houve nenhum gasto com a publicação. A postagem não se trata de um Dark Post, foi feita de forma orgânica, sem custos.

A postagem já foi deletada das redes sociais do TRE-ES.

Biometria

O recadastramento biométrico em Vila Velha começou há mais de cinco meses, no dia 26 de junho, e até o final de novembro, pouco mais da metade do eleitorado do município, cerca de 54% dos votantes, realizou a biometria obrigatória.

A baixa adesão dos eleitores canela-verde atrelados a uma prática comum dos brasileiros - de deixar tudo para última hora - têm deixado a Justiça Eleitoral receosa nessa reta final do recadastramento, que vai até o dia 19 de janeiro: que as filas e o tempo de espera aumentem consideravelmente nas últimas semanas.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude.

O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado. Quem não fizer o cadastro também está impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.

Atendimento

Funcionando no Shopping Boulevard, a Central de Biometria funciona de segunda a sábado, das 10 às 18 horas. Os únicos dias que o local não estará funcionando são 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo).

No interior

Além de Vila Velha, outras quatro cidades do interior capixaba estão em período de recadastramento biométrico. Em Presidente Kennedy, onde no fim de novembro, 52% dos eleitores já tinham realizado a biometria, o prazo acaba no dia 29 de dezembro. Completam a lista: Ibatiba e Anchieta, que fazem o recadastramento até o início de janeiro.

Confira a lista completa e a porcentagem de eleitores regularizados até o fim do mês de novembro:

Presidente Kennedy: até 29 de dezembro - (52%)

Ibatiba: até 04 de janeiro - (33%)

Anchieta: até 06 de janeiro - (40%)

Vila Velha: até 19 de janeiro - (53%)

Ano de decepções

Em um ano marcado por grande expectativa devido ao investimento realizado pela diretoria rubro-negra na formação do elenco, o Flamengo conquistou apenas o Campeonato Carioca em 2017. 

A equipe chegou a final de duas competições: foi vice da Copa do Brasil e também da Copa Sul-Americana. Na Libertadores, a equipe carioca fracassou e não passou da fase de grupos. 

Já no Campeonato Brasileiro, o Flamengo terminou na 6ª colocação, conquistando uma vaga para a Libertadores 2018.

Assista ao vídeo:


Pontos moeda