Geral

Previsão de pancadas de chuva, inundações e enxurradas para o Espírito Santo nesta terça-feira

Um órgão nacional classificou como alto o risco de ocorrência de eventos de movimentos de massa, inundações e enxurradas em grande parte do Espírito Santo.

A chuva que vem caindo em grande parte do Espírito Santo deve continuar nesta terça-feira (05). De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), há previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia, com possibilidade de pancadas localmente fortes, podendo gerar acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, condição que favorece eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias. 

Ainda de acordo com o Cemaden, a chuva prevista para o Estado poderá incrementar os acumulados pluviométricos já observados nos últimos dias, condição favorável a eventos de movimentos de massa. O órgão classificou como alto o risco de ocorrência de eventos de movimentos de massa, inundações e enxurradas em grande parte do Espírito Santo. 

Previsão de tempo

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a terça-feira será de tempo fechado e chuvoso em todo o Espírito Santo. Em alguns trechos, a chuva pode ser moderada e resultar em acumulados expressivos.

O Instituto divulgou ainda um aviso meteorológico válido para esta terça-feira (05) e quarta-feira (06) com possibilidade de risco de chuva expressiva em várias regiões do Estado entre a noite desta terça e manhã de quarta-feira.

Confira a situação de alguns municípios do Estado:

Vitória

No bairro Moscoso - ocorreu um rolamento de pedra num local sem estruturas ou famílias próximas. No bairro Piedade - escorregamento de talude de pequeno porte. Já em Conquista - rolamento de blocos rochosos com 01 família desalojada, (encaminhadas a casas de parentes).

Muniz Freire

Algumas residências. 1 família esta desalojadas,(encaminhadas a casas de parentes) e 7 famílias estão desabrigadas, (encaminhada paro o abrigo da prefeitura e assistência social esta providenciando o aluguel social).

Iconha

Uma família desabrigada (e esta locado pela prefeitura esta no hotel).

Fundão

Uma família desabrigada e encaminhada paro o abrigo da prefeitura e assistência social. Prefeitura está providenciando o aluguel social.

Viana

O abrigo foi aberto para receber algumas famílias que ficaram desabrigadas no Bairro São Agustinho, pois o rio Jucu esta com seu nível subindo e transbordando para o rio São Agustinho. 

Cariacica

Uma família desalojada (encaminhada a casas de parentes), pois sua residência foi interditada e devera ser demolida, pois foi à avaliação do engenheiro da prefeitura bairro Moxuara.

Afonso Cláudio

Cinco famílias desalojadas (encaminhadas a casas de parentes).

Presidente Kennedy

Uma casa interditada, uma família desabrigada (casal e duas crianças encaminhadas para um abrigo da prefeitura). 

Santa Maria de Jetibá

Deslizamento de terra e pedra sobre a pista da Rodovia ES 264 ao lado do Rio Bonito.

Santa Teresa

Rolamento de pedras na ES 080 na pista mas já desobstruída.

Baixo Guandu

Por causa da elevação do nível do rio, foi registrando alguns pontos de alagamentos na região de Rosário l e ll, mas ainda dentro da normalidade.


Pontos moeda