Geral

Proprietários rurais de Cachoeiro devem renovar certificado de imóveis

É importante que os produtores mantenham o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais em dia, já que ele é indispensável para uma série de procedimentos legais nas propriedades rurais

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cachoeiro está convocando todos os proprietários rurais para realizar o pedido de emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) de 2017. O documento deve ser solicitado no Sindicato Rural do município, localizado no pátio do Fórum municipal, no bairro Independência.

O CCIR é o documento expedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural. O Incra lança uma nova versão do certificado a cada um ou dois anos, e a renovação por parte do proprietário é indispensável para a realização de procedimentos como legalização em cartório, transferência, arrendamento, hipoteca, bem como concessão de crédito agrícola.

“A emissão do certificado é simples e pode até ser feita pela internet, mas nós pedimos ao proprietário que faça o procedimento de forma presencial para também regularizar o cadastro no sistema”, afirma o secretário Robertson Valladão. Os documentos que devem ser apresentados para a emissão do novo CCIR são a versão anterior do certificado (2015/2016) e talão de nota fiscal de produtor rural.  

Pontos moeda