Geral

Relatório aponta que efluentes lançados pela Vale no mar não foram tratados conforme legislação ambiental

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que a multa aplicada a Vale é de R$1.620.000,00

Dezenove dias após o vazamento de efluentes da mineradora Vale no terminal de Praia Mole, na Serra, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou nesta quarta-feira (20) o relatório da análise do material lançado no mar.

De acordo com o laudo, foi possível identificar que a empresa não efetuou o tratamento dos efluentes conforme prevê a legislação ambiental. Ainda segundo o IEMA, a análise indicou a presença de alumínio, ferro, manganês, zinco, cromo e fluoreto no material lançado no mar.

O lançamento desses efluentes no mar atingiu a água, o solo e a biota marinha (fauna e flora), devido ao aumento da turbidez e sólidos suspensos na coluna d’água. De acordo com o Instituto, o aumento da turbidez da água pode afetar a distribuição de espécies, o comportamento, a alimentação, a reprodução e a sobrevivência da biota aquática.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que a multa aplicada a Vale é de R$1.620.000,00 e que a empresa será notificada. 

A Vale informou que ainda não foi notificada e reforçou que realizou análises físico-químicas do material e todas as amostras estão dentro dos parâmetros técnicos definidos no licenciamento. O relatório foi encaminhado ao Iema, conforme prevê o procedimento.

Leia também:
Polícia Federal instaura inquérito para apurar vazamento em estação da Vale

E veja o vídeo:





Pontos moeda