Geral

Capixaba que tirou nota mil em redação do Enem estudava até 12 horas por dia

O tema da redação do Enem 2017 foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

"Uma grata surpresa".  É dessa forma que o estudante Matheus Rosi, 20 anos, recebeu a informação que obteve nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dele é uma das 53 notas máximas dentre as 4,72 milhões de redações corrigidas.

Com o objetivo de ser aprovado no curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Matheus ressalta que teve uma rotina de estudos de até 12 horas por dia. 

O estudante já havia prestado vestibular outras vezes, inclusive sendo aprovado em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), mas sempre esteve direcionado a fazer a graduação na Ufes.

O tema da redação do Enem 2017 foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Apesar do estudante não ter muita familiaridade com o tema, ele já esperava obter uma boa nota, mas a nota mil foi completamente inesperada.

"Tinha certeza que tinha ido bem nas objetivas. E como fui muito bem na redação, que me deixou com uma média de 834 pontos, confio que posso conseguir minha vaga no curso de Medicina através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)", afirma Matheus. 

O estudante também assegura que o sonho de cursar medicina surgiu durante a adolescência, e uma das maiores inspirações foram as séries médicas, como Greys Anatomy e House. "O fato de poder ajudar outras pessoas, aprender mais sobre o corpo humano, além da estabilidade profissional me fizeram querer ser um médico".

Matheus Rosi, que é morador do Bairro República, em Vitória, agora também serve de inspiração para o irmão Gustavo, de 17 anos, que também sonha em cursar medicina. 

Redação

Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova.

O número de alunos com nota máxima na redação foi um dos dados apresentados pelo MEC nesta quinta-feira (18), data da liberação das notas do Enem. Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação.

Resultado

Para saber como você se saiu no Enem, basta acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e incluir CPF e a senha cadastrada.

Sisu

Como a divulgação das notas do Enem foi antecipada em um dia, a abertura do Sisu vai ser antecipada para de 23 a 26 de janeiro. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) seleciona estudantes com base nas notas do Enem para conceder vagas em universidades públicas.

Pontos moeda