Geral

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no Espírito Santo

Alerta foi enviado via SMS aos capixabas na manhã desta quinta-feira (1º)

André Vinicius Carneiro

Redação Folha Vitória

A Defesa Civil do Espírito Santo enviou um alerta para os moradores da Grande Vitória, via mensagem de texto para celular, de que chuvas intensas vão atingir as terras capixabas nesta quinta-feira (1º). 

No alerta não há muitas informações, mas moradores devem evitar áreas alagadas e procurem abrigo em locais seguros. O sistema começou a funcionar no dia 18 de dezembro de 2017, para avisar a população sobre fenômenos e desastres naturais.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também emitiu aviso de atenção para o Espírito Santo na última quarta-feira (31). O alerta vermelho é emitido quando as condições climáticas indicam chuva intensa nas próximas 24 horas. Esse alerta, emitido pelo Inpe, vale até à meia noite, e depois será reavaliado se o alerta continua válido ou não.

Previsão

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê muitas nuvens e chuva ocasional para quase todo o estado nesta quinta-feira (1º). Os maiores acumulados de chuva são esperados nos municípios situados ao norte do Rio Doce, que têm pancadas de chuva mais frequentes. Apenas o extremo sul do estado não tem previsão de chuva. Já para Grande Vitória o Incaper prevê muitas nuvens e chuva ocasional.

Saiba como receber o alerta da Defesa Civil

Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam cadastrar o CEP de interesse, respondendo à mensagem SMS que vai ser encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel.

Leia mais:
Defesa Civil do ES fará alertas sobre risco de desastres naturais por SMS

O cadastro tem início com a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto a receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Assista o vídeo da matéria:


Pontos moeda