ADOTE UMA CAUSA

Geral

Programa 'Crer Com as Mãos' leva música e leitura às crianças atendidas pelo Secri

São realizadas diversas atividades com crianças com idades entre 6 e 14 anos. Tudo acontece no contra turno escolar

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Aulas de flauta são oferecidas no Programa Crer com as Mãos | Foto: Dilvulgação/Secri

Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade atendida, o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) é composto por diversos projetos que oferecem opções de atividades para pessoas de diversas faixas etárias. A entidade é a primeira a receber o apoio do Instituto Americo Buaiz em 2018.

Um dos programas é o 'Crer Com as Mãos', que atendeu, em 2017, mais de 230 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos. Para o início das atividades deste ano, nesta segunda-feira (19), 150 alunos já estão matriculados no projeto.

Leia também: Projeto Brincarte atende crianças no Secri, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

De acordo com a coordenadora do programa, Alexsandra Silvestre, a proposta é oferecer o desenvolvimento humano por meio das artes, música e leitura. "Temos atividades de musicalização, canto coral, flauta, percussão, violão, capoeira, maculelê, informática e interpretação de texto", lista.

Alexsandra, que também é pedagoga, afirma que já ouviu relatos de professores que dizem que as crianças que participam do projeto tem um desenvolvimento melhor na escola. "Segundo os profissionais que trabalham na educação, quem está no Crer com as Mãos tem mais autonomia e convívio social com outras crianças", disse.

O programa está ativo desde 1995. As atividades com as crianças e adolescentes são realizadas no contraturno escolar, durante três horas pela manhã e pela tarde, sempre de segunda a sexta-feira.

Atualmente, oito pessoas compõem a equipe que atende aos alunos do programa. Para a coordenadora, o ensinamento vai muito além da sala de ensino. "Desenvolvemos algo para que elas tenham um local para ficar enquanto as famílias estão trabalhando. Além do desenvolvimento da criança, isso ajuda no contexto social".

Secri

O Secri é uma entidade sem fins lucrativos que em 2018 completa 30 anos de atuação, realizando trabalhos sociais em conjunto com as famílias mais necessitadas que residem nas comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Bonfim, Consolação, Floresta e Engenharia, bairros que pertencem à Poligonal I da Prefeitura Municipal de Vitória.

O objetivo central da instituição é apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e de proteção do meio ambiente, por meio de prestação de serviços de assistência social, educacional e de capacitação profissional a grupo familiares em situação de risco.

Pontos moeda