Geral

Ufes barra 42 candidatos que passaram no vestibular pelo sistema de cotas raciais

De acordo com a pró-reitora de graduação da Ufes, Zenolia Figueiredo, o critério usado para excluir os candidatos foi a aparência física

Ufes campus Vitória | Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) barrou 42 candidatos que passaram no vestibular pelo sistema de cotas raciais no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com a pró-reitora de graduação da Ufes, Zenolia Figueiredo, o critério usado para excluir os candidatos foi a aparência física.

A comissão que avaliou os candidatos é formada por sete professores e pesquisadores, que atuam na área de estudos étnico raciais da universidade. Os estudantes indeferidos podem entrar com um recurso até esta quarta-feira (20). Se a decisão for mantida, eles perdem o direito de matrícula, mesmo tendo sido aprovados no vestibular.

Essa é a primeira vez que a Universidade Federal do Espírito Santo aplica critérios mais rigorosos para avaliação dos cotistas raciais antes da matrícula. Para o coordenador do Movimento Negro em Vitória, Lula Rocha, as regras são necessárias para garantir o direito.

No ano passado, 12 estudantes tiveram as matrículas canceladas por não se encaixarem no perfil racial.

Pontos moeda