Empresa de limpeza urbana de Aracruz realiza logística reversa de resíduos da construção civil

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Empresa de limpeza urbana de Aracruz realiza logística reversa de resíduos da construção civil

A SA Ambiental aposta no procedimento desde o final de 2019 em uma usina de beneficiamento localizada em Ibiraçu

Foto: Divulgação / SA Ambiental

Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apontam que foram coletadas cerca de 47 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição em 2020. Apenas na Região Sudeste do país foram recolhidos aproximadamente 24,5 milhões de rejeitos como tijolos, blocos cerâmicos, azulejos, argamassa, telhas, tubulações, fiações elétricas, entre outros.

Com o intuito de contribuir para a melhoria desse cenário, a SA Ambiental, empresa de limpeza urbana sediada em Aracruz, realiza desde o final de 2019 a logística reversa dos resíduos da construção civil. Segundo o diretor técnico da SA Ambiental, Bruno M. Vasconcellos, o objetivo é fazer com que o material que seria descartado seja reaproveitado de outras formas na construção civil ou em diversas outras áreas de aplicação.

“Os resíduos classe A, também conhecidos como entulhos, são beneficiados por meio dos processos de britagem e peneiramento, transformando os materiais em um agregado reciclado. Esses procedimentos são realizados em uma usina de beneficiamento licenciada no município de Ibiraçu”, explica o diretor.

A logística reversa dos resíduos da construção civil é importante para a preservação do meio ambiente porque evita que materiais sejam enterrados em aterros sanitários e até mesmo descartados irregularmente em florestas, leitos de rio, etc. Além disso, a técnica também proporciona benefícios financeiros, visto que o agregado reciclado pode ser comercializado para um mercado com alta demanda.

“Já trabalhávamos com contratos de gestão de resíduos e percebemos uma boa oportunidade de negócio alinhada aos nossos princípios de desenvolvimento sustentável”, reforça Bruno.

SA Ambiental

Com 21 anos de história, a SA Ambiental é especializada em limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e desinfecção de ambientes e veículos, e utiliza tecnologia moderna para otimização dos custos e maximização dos resultados. É responsável pelo serviço público de limpeza urbana em Aracruz, onde desenvolve, por iniciativa própria, diversas ações em benefício das comunidades do município capixaba.