Curta seu sorriso: 10 dicas para sorrir mais e melhor

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Curta seu sorriso: 10 dicas para sorrir mais e melhor

O cuidado com os dentes, além de garantir um belo sorriso, também contribui para uma saúde melhor

Sorrir, para a maioria das pessoas, é tão natural, que nem se percebe o quanto um sorriso sincero contagia. Gentileza, alegria, flerte, felicidade e zombaria são alguns dos sentimentos expressados com um sorriso, que tem a função de mediador das intenções. Muitas oportunidades de trabalho e negócios são iniciadas com esse ato, que é um grande cartão de visita.

Além disso, vale lembrar, como salienta a cirurgiã dentista Ana Cláudia Migliorini, do Centro Odontológico Betel (COB), que o sorriso rejuvenesce, pois movimenta mais de 40 músculos do rosto, uma verdadeira academia facial. Diante de tudo isso, fica o alerta da profissional: “como está o seu sorriso? Qual foi a última vez que você foi a um dentista?”.

A profissional lembra que cuidar dos dentes é zelar pela saúde de forma integral. “Dentes bem cuidados evitam o aparecimento de outras doenças que têm na boca a sua principal porta de entrada”, explica. Por isso, a primeira orientação da especialista é fazer visitas periódicas ao dentista. “Nessas consultas, avaliamos como está a saúde bucal por completo, orientando como tratar e prevenir os problemas dentais. A prevenção é uma das ações realizadas nos dez consultórios do COB. O trabalho inclui uma anamnese do paciente, seja ele criança, adulto ou idoso”, explica.

Confira algumas dicas da dentista Ana Cláudia Migliorini para garantir a saúde do seu sorriso:

1. Escove os dentes ao menos três vezes por dia e use o fio dental ao menos em uma das escovações. Resíduos deixados na boca ocasionam infecções, a exemplo da gengivite.

2. Escolha uma escova de cerdas macias e cabeça pequena. Assim, ela vai se encaixar mais facilmente entre os dentes.

3. Pasta dental é importante, mas seu uso deve ser moderado. Uma gota do tamanho de uma ervilha é a quantidade ideal.

4. O sorriso superbranco dos comerciais de televisão é o sonho de muita gente, mas os clareadores só devem ser utilizados com orientação do dentista. O uso indevido pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais frágeis e suscetíveis à quebra.

5. Alimentos que contêm cafeína podem manchar ou escurecer os dentes. Entre eles estão chá preto e café.

6. Outro alerta é para o cigarro, que escurece os dentes, causa mau hálito e a fumaça provoca doenças gengivais.

7. Os alimentos muito duros, como amendoim japonês e milho de pipoca, podem quebrar os dentes ou as obturações. Então, consuma-os com moderação.

8. Não adie o uso do aparelho ortodôntico. Independente da idade, se seus dentes são tortos, a melhor hora para arrumá-los é agora.

9. A ausência de dentes acarreta problemas na mastigação. Por outro lado, graças à evolução dos tratamentos odontológicos é possível fazer implantes e próteses dentárias, que se tornaram mais acessíveis, confortáveis e funcionais.

10 . Coloque em sua agenda a visita, ao menos a cada seis meses, ao dentista. Depois de seguir essas dicas, compartilhe sorrisos!

Sorria para a vida. Agende sua consulta 3289-0052 ou clique aqui!