Projeto Medicina garante acompanhamento personalizado e direto aos alunos da Escola Monteiro que optarem pela carreira

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Projeto Medicina garante acompanhamento personalizado e direto aos alunos da Escola Monteiro que optarem pela carreira

A iniciativa, focada nos processos de seleção para um dos cursos de graduação com maior concorrência, é uma iniciativa da Monteiro, desenvolvida em parceria com os próprios alunos e suas famílias, numa ação integrada e participativa para 2022.

Foto: Talita Vieira
O professor Lúcio Manga e alunos que farão parte do Projeto Medicina: planejamento e preparação completa.

Eles estão concluindo a 2ª série do ensino médio e já definiram o caminho que querem seguir: pretendem fazer o curso de Medicina.

Disposta a seguir oferecendo ensino de qualidade, mantendo a essência reflexiva, crítica e humanista que são marcas da instituição, mas acompanhando ainda mais de perto a trajetória de estudos e o projeto de vida desse grupo de alunos, a Escola Monteiro oferecerá no ano que vem o Projeto Medicina.

“A proposta prevê uma preparação completa a ser oferecida para alunos da 3ª série em 2022, orientando o estudo em grupo e demonstrando como funcionam os vestibulares das faculdades de Medicina”, explica o professor do ensino médio da Monteiro e coordenador da iniciativa, Lúcio Manga.

Segundo ele, a preparação completa significa, na prática, planejar toda a trajetória, incluindo horário de estudos de conteúdo; horário de resolução de exercícios; horário de estudo em grupo; acompanhamento de dúvidas com os professores; e simulados específicos de cada vestibular de Medicina.

“A partir desse roteiro, o que pretendemos é consolidar o direcionamento e o aperfeiçoamento dos hábitos de estudo para uma carreira que exige do estudante desempenho acima da média, em função da grande concorrência”, afirma.

Ciência e humanização

Manga esclarece que, além do planejamento focado nos estudos, o projeto oferecerá momentos de diálogo sobre a carreira com jovens médicos que atuam com protagonismo na área.

“A ideia desses encontros é motivar nossos alunos, levando o grupo a entender o quanto a profissão é importante para a sociedade. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é usar a experiência que temos enquanto instituição de ensino para trabalhar a humanização – tão fundamental no exercício de qualquer profissão e que se faz ainda mais necessária, quando se pensa em saúde, bem-estar e no nosso bem mais precioso: a vida”, reitera a diretora pedagógica da Monteiro, Penha Tótola.
Foto: Talita Vieira
Lúcio Manga: “diálogo, humanização e valorização da ciência”

O professor Lúcio Manga ressalta outra questão crucial a ser trabalhada: a valorização da ciência.

“Humanização e ciência são pontos determinantes no século XXI. Qualquer profissional, de qualquer área, precisa se manter atualizado, ativo e buscar o exercício do seu ofício com embasamento e protagonismo. Na Medicina, a preparação para o vestibular é apenas o início de uma trajetória de estudos que deve se prolongar ao longo de toda a vida profissional”, diz.

Outra premissa, que é parte do projeto pedagógico da Monteiro desde os primeiros anos do ensino fundamental, também estará presente de forma bastante prática no Projeto Medicina: o estudo coletivo e a interação com as famílias.

Em toda a vida escolar e no caso do Projeto Medicina, a família é parte indispensável do processo e deve estar engajada como rede motivadora, capaz de contribuir para o crescimento e para o desenvolvimento de alunos e alunas.

“A comunhão entre todos os envolvidos - escola e famílias - é a essência de um trabalho que se manifesta como desejo de tornar esse ano tão complexo na vida de nossos jovens como um tempo de colaboração. Colaboração é a palavra. O projeto visa à consolidação da relação humana no que há de mais significativo, que é a cumplicidade e a troca de afetos para o aprender. Acreditamos que essa parceria, que eu prefiro chamar de amizade, mantenha e fortaleça laços há muito preservados na Escola Monteiro. A diferença é que, agora, com esse grupo, vamos caminhar juntos, diretamente focados em ajudar as famílias na compreensão do que significa a escolha dos filhos e de que formas é possível colaborar para que o projeto se torne realidade”, diz. 
Foto: Talita Vieira
Colaboração e afeto no aprender estão entre os objetivos do projeto.

Projeto de vida

Vale ressaltar que, no processo de mudança na formação dos jovens brasileiros, proposto pela BNCC, a Escola Monteiro saiu na frente, antecipando a disciplina Projeto de Vida, que começa a ser parte do currículo geral só a partir do próximo ano e já está sendo colocada em prática pela instituição há dois anos.

Foto: Fábio Vicentini
Penha Tótola, diretora pedagógica da Monteiro: “moderno é humanizar”
“A formação integral de nossos alunos é uma diretriz que temos desde a criação da escola, há mais de 50 anos, e que foi se aperfeiçoando e se adaptando às mudanças exigidas pelos novos tempos, sem perder sua essência. ‘Moderno é humanizar’ é muito mais que um slogan. É um pilar”, afirma Penha Tótola, ressaltando que os alunos que estarão em 2022 na 3ª série do ensino médio já começaram há dois anos a definir seus objetivos de vida, por meio da nova disciplina.

Assim, o aluno vem sendo apresentado há dois anos a uma série de possibilidades de formação. “Não se trata de antecipar escolhas, mas sim de dar ao aluno condições de definir, com protagonismo, seu caminho, por meio do autoconhecimento que leva à clareza de interesses e ao desenvolvimento daquelas que são suas habilidades e competências”, afirma Penha.

A aluna da 2ª série do ensino médio da Monteiro Gabriela Zucoloto acredita que o Projeto Medicina foi uma excelente iniciativa para garantir mais foco e aproveitamento aos estudantes. “Desde o início, achei muito legal. Medicina é o curso dos meus sonhos. Acredito que o modelo que nos apresentaram, com novos horários de aula, planejamento e organização dos estudos e acompanhamento direto, vai ser um diferencial importante. Além disso, a Monteiro é uma escola que não leva só até um curso superior. É uma escola que nos prepara para a vida. A gente sabe que pode contar com toda a equipe da escola, a qualquer momento. Os professores conhecem cada aluno e estão sempre dispostos a ajudar”, considera.

Gabriela sabe que passar no curso de Medicina requer esforço e dedicação e valoriza a proposta da escola de oferecer um direcionamento focado em seu projeto de vida.

A médica Andrea Saliba, mãe de outra aluna que fará parte do Projeto Medicina no ano que vem, também vê a iniciativa com bons olhos. Ela acha que a “preparação” para aqueles alunos que querem atuar na área de saúde já começou bem com a realização de um projeto focado na tipagem sanguínea e na conscientização sobre a importância da doação de sangue, realizado durante a Feira Integrada pela 2ª série do ensino médio.

“Ter consciência da importância do cuidar e despertar esse olhar neste jovem que quer atuar na área de saúde são iniciativas de grande valia. Em geral, as pessoas procuram os profissionais de saúde em momentos difíceis de suas vidas, quando mais precisam de acolhimento e apoio. Então, desenvolver essa sensibilidade desde cedo é algo significativo e diferenciado”, afirma. 
Foto: Talita Vieira
Alunos da 2ª série do ensino médio desenvolveram e divulgaram projeto sobre a importância da doação de sangue entre adolescentes e jovens a partir de 16 anos. 

Para ela, a prova de que os alunos foram realmente “tocados” é que desejam dar continuidade ao projeto, incentivando a doação de sangue entre adolescentes a partir de 16 anos por meio de palestras nas escolas e outras ações.

Idealizador do Projeto Medicina, Manga também acredita que é esse o diferencial de uma escola diversificada e aberta como a Monteiro.

“Os alunos têm voz e desenvolvem uma escuta ativa. Falam, ouvem, debatem, conhecem, podem se aprofundar. Esse é o verdadeiro humanizar: o aluno como protagonista do seu processo de formação, empenhado em compreender o coletivo e formado para ser cidadão”, resume Manga.