Polícia

Operação Divisa Segura começa nesta quinta no ES. Veja como vai funcionar!

Serão 198 km de com 8 pontos de bloqueio e, segundo o comandante da PMES, trata-se de uma medida de precaução

O comandante da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Nilton Rodrigues, esteve no Espírito Santo no Ar para explicar como vai acontecer a Operação Divisa Segura, que começa nesta quinta-feira (22), nos municípios que fazem divisa entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao todo, serão 198 km com 8 pontos de bloqueio e, segundo o comandante, trata-se de uma medida de precaução.

"É uma medida de antecipação e precaução. Queremos avaliar com segurança se haverá qualquer tipo de impacto no Espírito Santo com a Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio, por isso iniciamos hoje a operação. Estamos dedicando 150 policiais para a operação em 8 pontos de bloqueio em nossas divisas com o Rio de Janeiro, utilizando 40 viaturas, um helicóptero e três drones", explicou.

Ainda de acordo com Rodrigues, a operação também conta com o apoio do Serviço de Inteligência, que vai monitorar o Sul do Estado.

"Também temos o Serviço de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria de Segurança monitorando todo o sul do Estado. Monitorando aluguéis de sítios, residências, ou seja, qualquer anormalidade estamos em condições de atuar. É uma medida de antecipação, não acreditamos que teremos qualquer tipo de consequência aqui no Estado porque o Rio já sofreu com outras intervenções e o ES não teve nenhum tipo de consequência", contou.

O coronel explicou ainda que, para compor o efetivo, serão empregados policiais na folga, que receberão indenização suplementar do serviço. Para isso, o Governo do Estado aportou R$ 2,5 milhões para os dois meses e meio de operação.

"A PM possui 9.200 policiais e estamos empregando policiais na folga, que estão recebendo indenização suplementar de serviço para que possa trabalhar em sua folga e receber para isso. O Governo do Estado aportou na Polícia Militar R$2,5 milhões para que nesses 2 meses e meio a gente consiga fazer esse pagamento. Depois vamos avaliar a necessidade ou não dessa operação, sendo necessário, a gente vai avaliar mais um outro valor", concluiu. 

Intervenção
O Senado aprovou, por 55 votos a 13 e uma abstenção, o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro para a área da segurança pública. Com a aprovação da medida pelos deputados e, agora, pelos senadores, o governo federal foi autorizado a nomear um interventor no estado devido ao “grave comprometimento da ordem pública”, como solicitado pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16).

A votação no Senado durou pouco mais de três horas, a metade do tempo utilizado pela Câmara para discutir e aprovar o decreto, por 340 votos a 72, na madrugada de hoje (20). É a primeira vez que a União intervém em um estado desde 1988.


Pontos moeda