Polícia

Motociclista é flagrado arrastando cachorro em asfalto em Iúna

Após o flagrante, o responsável chegou a agredir as mulheres. Elas registraram um B.O. e o homem será ouvido pela Comissão dos Maus Tratos à Animais

Na tarde do último dia 26, duas mulheres registraram o momento em que um homem pilotava uma motocicleta enquanto arrastava um cachorro pelo asfalto, em uma rodovia no local conhecido como Córrego de Uberaba, em Iúna, na região Sul do Estado.

O homem foi identificado como Wellington Teixeira Castelar, mais conhecido como Hélio, e é servidor público na Prefeitura do município. O caso foi registrado na delegacia do município e o responsável pela agressão já foi intimado a prestar esclarecimentos na Comissão dos Maus Tratos à Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

De acordo com informações da advogada Amanda Rodrigues, que foi acionada pelas jovens para representá-las no caso, após flagrarem Wellington arrastando o cachorro pela rodovia, as mulheres, também em uma moto, o seguiram. Percebendo que estava sendo seguido, o servidor da Prefeitura de Iúna, tentou fugir, mas logo a frente acabou parando e descendo do veículo.

No momento em que Wellington desceu, as duas mulheres foram até o animal. Uma delas filmou a ação e o homem, ao perceber que estava sendo filmado, tentou pegar o celular. Wellington também empurrou e apertou o braço de uma delas e ainda ameaçou as duas mulheres. O cachorro foi resgatado e levado pelas jovens para uma clínica veterinária, mas não precisou de procedimentos cirúrgicos.

No dia seguinte, as duas compareceram à delegacia para fazer a denúncia. O exame de corpo de delito também foi realizado na jovem agredida por Wellington. Na ocasião. a advogada Amanda Rodrigues também disse que seria realizada uma denúncia administrativa para que a prefeitura municipal possa iniciar as investigações.

A Polícia Civil informou que após o registro da ocorrência, Wellington assinou um Termo Circunstanciado por maus tratos e também por lesão corporal contra as jovens. Com isso, o caso já foi encaminhado à justiça.

De acordo com a assessoria da deputada Janete de Sá, responsável pela Comissão de Maus Tratos aos Animais, uma audiência já foi marcada para a próxima terça-feira (13), às 19 horas. O responsável pela agressão já foi notificado para comparecer ao local. Um ofício também foi enviado à Prefeitura de Iúna para que o servidor seja liberado de suas funções no dia da audiência

Por meio de nota, publicado no próprio site, a Prefeitura Municipal de Iúna se manifestou para esclarecimentos acerca dos fatos envolvendo o servidor, mais conhecido como “Sr. Hélio”. O texto diz que "apesar da gravidade dos fatos, seu responsável, a princípio, não estava no exercício de função pública", o que não seria passível de punição administrativa.

Leia a nota completa:

A Prefeitura Municipal de Iúna vem a público se manifestar acerca dos fatos envolvendo o Sr. Wellington Teixeira Castelar (vulgo “Sr. Hélio”), servidor público municipal. Ressaltamos que o município de Iúna condena veementemente qualquer ato de maus-tratos aos animais. Apesar da gravidade dos fatos, seu responsável, a princípio, não estava no exercício de função pública, não sendo, em uma primeira análise, passível de punição no âmbito administrativo-disciplinar. Registramos que o “Sr. Hélio”, quando do exercício de suas funções, nunca apresentou histórico ou comportamento que pudesse indicar à administração a propensão para o cometimento de tal ato, inviabilizando assim qualquer possível medida preventiva. Por fim, reafirmamos que a Administração Municipal tem plena confiança nos órgãos competentes na apuração dos fatos em questão.
Pontos moeda