Polícia

PF realiza operação e cumpre mandados de busca e apreensão na Secretaria Estadual de Esportes

Dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de intimação foram cumpridos

A Polícia Federal do Espírito Santo realizou na manhã desta quarta-feira (14) a primeira operação no combate às notícias falsas, chamadas de fake news, relacionadas às eleições de 2018. Denominada de 'Voto Livre', a operação, realizada em conjunto com a Polícia Civil, teve o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas com propósito de influenciar a manifestação de vontade do eleitor capixaba.

Dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de intimação foram cumpridos, na residência do investigado e na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Espírito Santo (Sesport). A operação contou com a participação de 12 policiais. 

De acordo com a PF, as investigações iniciaram a partir de notícia-crime apresentada por um indivíduo, a qual encaminhou à Polícia Federal suposta falsa pesquisa eleitoral de intenção de votos que estaria circulando pelo aplicativo WhatsApp.

Posteriormente, durante as investigações, também foi verificada a divulgação de suposta falsa pesquisa de intenção de votos por um veículo de comunicação. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de pesquisa eleitoral fraudulenta e falsidade ideológica, crimes previstos no Código Eleitoral.

Outro lado

O jornal online Folha Vitória tentou contato com a assessoria da Sesport, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.


Pontos moeda