Polícia

Espírito Santo é o segundo estado mais violento para crianças e jovens, diz pesquisa

Os dados fazem parte da nova edição do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, divulgado nesta terça-feira (24) pela Fundação Abrinq

O Espírito Santo é o segundo estado brasileiro onde mais morreram jovens, com até 19 anos, vítimas da violência em 2016. Os dados fazem parte da nova edição do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, divulgado nesta terça-feira (24) pela Fundação Abrinq.

Foram 261 mortes de pessoas dentro da faixa etária em 2016. O número corresponde a 27,3% dos assassinatos ocorridos no Espírito Santo no ano de pesquisa. Dessa forma, o Estado ficou acima da média nacional, que foi de 20,6%.

Em comparação com o ano anterior, houve uma pequena redução na taxa de mortes de crianças e adolescentes com até 19 anos. Em 2015, foram 302 mortes registradas, o que corresponde a 27,6%. Naquele ano, o Espírito Santo liderava no ranking da violência para a faixa etária.

Os números também revelaram que parte dessa população aumentou 75% em 20 anos, o maior índice do sudeste e o segundo maior do Brasil. De acordo com o estudo, nos últimos 20 anos, o número de assassinatos de negros com até 19 anos de idade triplicou.

No mundo

Um ranking divulgado em março pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, mostrou que Vitória está entre as 50 áreas urbanas mais violentas do mundo, ocupando a posição 49 da lista, com 36,7 homicídios por 100 mil habitantes.



Pontos moeda