Polícia

Ex-PM do Rio que protegia traficante 'Nem' é preso pela PRF ao tentar entrar no ES

Ele tentava entrar no Estado pela BR 101 e foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal em Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro

O ex-policial militar Carlos Henrique Pereira Januária, 29 anos, acusado de fazer segurança e de alertar o traficante de drogas Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, sobre operações policiais na favela, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na manhã desta sexta (20), ao tentar entrar no Espírito Santo.

O ex-PM Carioca também fornecia informações da quadrilha do criminoso para ajudar nas investigações da polícia e já estava sendo procurado pela polícia. Em seu desfavor, consta um mandado prisão expedido em 26/03/2013 pelo Juízo da 36ª Vara Criminal do Rio de Janeiro/RJ.

O ex-policial agia como agente duplo da criminalidade, fornecendo à Policia Carioca informações importantes para as investigações, mas também passava as operações de combate ao tráfico de drogas.

Em novembro de 2009, uma operação na Rocinha coordenada pela Secretaria de Segurança e pela Polícia Federal, para prender os traficantes Nem e Roupinol, teve que ser abortada logo nas primeiras horas. Agentes da Inteligência da PF descobriram que a operação havia vazado. Os dois teriam sido alertados momentos antes da chegada da polícia na favela.

Carlos Januária tentava entrar no Espírito Santo pela BR 101 e foi abordado às 10h pela PRF em Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro. Ele conduzia um veículo GM/Cruze, placa do Rio de Janeiro/RJ. O detido informou que o veículo está registrado no nome da mulher dele e que seguia juntamente com o filho para Serra, cidade da sua esposa. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil em Cachoeiro de Itapemirim.

Pontos moeda