Polícia

Quatro suspeitos são presos por envolvimento em assassinato de PM em Cariacica

Segundo a polícia, todos eles confessaram a participação na morte do soldado Lucas Sabino, foram autuados em flagrante e levados para o presídio

Suspeitos foram levados para o presídio na noite desta quarta-feira

Quatro suspeitos foram presos nesta quarta-feira (25) por envolvimento no assassinato do policial militar Lucas Sabino, de 26 anos, morto com um tiro no peito, nesta madrugada, em Itacibá, Cariacica. Segundo a polícia, todos eles confessaram a participação no homicídio e foram autuados em flagrante.

De acordo com as investigações da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Cariacica, o principal suspeito de ter efetuado o disparo que matou o policial é Ananias da Silva Barreto, de 19 anos. Ele foi autuado pelos crimes de homicídio consumado e tentado, já que um amigo do policial, que estava ao lado dele, também foi baleado na ação.

O suspeito foi atingido com um tiro na perna, ficou sob escolta da Polícia Militar no Hospital São Lucas, em Vitória, e depois foi levado para a delegacia. De acordo com o comandante do 7º Batalhão da PM, tenente-coronel Jair Gomes de Freitas, o policial assassinado reagiu à ação dos criminosos.

Ananias foi baleado e levado para o hospital antes de ser encaminhado para a delegacia

"[O Ananias] Possivelmente foi baleado pela reação do policial. Esse Ananias, que realmente é o que foi o responsável por efetuar o disparo contra o policial, foi preso e autuado e nós demos uma resposta satisfatória a essa ocorrência", ressaltou o comandante.

Outro preso durante a ação conjunta das polícias Civil e Militar foi Lucas Leivas Cruz, de 23 anos, que foi autuado pelos mesmos crimes que Ananias. Segundo a polícia, Lucas estava com a arma utilizada no crime e a repassou para Ananias, que efetuou os disparos.

Os demais detidos foram George Michael de Angelo, de 22 anos, autuado por esconder a arma utilizada no crime e por porte ilegal de arma de uso restrito, e Max Juliano Nascimento, de 30, suspeito de emprestar a moto para os autores cometerem o crime. Os quatro presos foram encaminhados, na noite desta quarta, para o Centro de Triagem de Viana.

"Todos confessaram o crime e entregaram, inclusive, a arma usada no crime. Eles estão sendo autuados por homicídio consumado, por homicídio tentado e por associação criminosa", ressaltou o titular da DCCV de Cariacica, delegado Marcelo Cavalcanti.

Ainda segundo o delegado, Lucas Sabino foi morto por ter sido confundido por Ananias com um traficante rival, da região de Itacibá. "A motivação do crime foi fútil, banal. Infelizmente a sociedade hoje vive um caos e o policial vinha simplesmente passando no local, quando foi confundido com supostos inimigos de pessoas que se intitulam como traficantes de drogas, como donos de bairros e impõem a violência. Infelizmente o policial ainda tentou se identificar, mas foi covardemente agredido por esses delinquentes", afirmou Cavalcanti.

Tiros

Logo depois do assassinato do policial militar, cerca de dez pessoas foram encaminhadas para a DCCV de Cariacica, na condição de suspeitas e testemunhas do crime. Segundo o advogado de seis deles, Marcelo Nogueira, todos estavam em um bar.

Policial militar foi morto na madrugada desta quarta-feira em Itacibá

"O policial chegou atirando em direção a pessoas que estavam na rua e até agora a gente não sabe o que é. Era um bar que estava aberto, a polícia passou, recolheu todo mundo e trouxe para cá", afirmou o advogado.

Sobre essa alegação de que Lucas Sabino teria efetuado disparos antes de ser baleado, o comandante do 7º BPM afirmou que ainda não é possível fazer tal afirmação.

"Algumas pessoas disseram [que o policial havia efetuado disparos], outras não disseram. Na verdade o que ocorreu foi um atentado contra a vida do soldado Sabino. Ele passou e esses indivíduos criminosos atentaram contra a sua vida", ressaltou o tenente-coronel, que frisou ainda que é possível que mais pessoas sejam detidas, nos próximos dias, por envolvimento no homicídio.

"Podem haver outros suspeitos. Esses quatro já foram autuados e identificados, mas possivelmente há outras pessoas envolvidas e nós vamos continuar a busca, a identificação e a prisão das pessoas que estejam envolvidas nesse crime. Nós contamos com a população, tanto para denunciar essas pessoas, ajudar a identificar quem estava também envolvido nessa ocorrência, para que nós possamos, junto com a Polícia Civil, fazer a detenção dessas pessoas", destacou Jair Gomes de Freitas.

Liberação do corpo

O pai do policial esteve no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para liberar o corpo do filho. O soldado era carioca e seu corpo foi encaminhado para o Rio de Janeiro, onde vai ser velado e enterrado na cidade de Nova Iguaçu. 

Ele contou que o filho sempre quis ser policial militar e fez provas para diversos estados. Sabino começou a carreira na Marinha e depois foi selecionado para a PM capixaba.

Pontos moeda