Polícia

Soldado Nero é solto após nove meses preso no Quartel da PM em Maruípe

O soldado da PM foi preso no dia 16 de junho de 2017 em casa, no município de Cachoeiro de Itapemirim

Nero e a mãe em frente ao Quartel, em Maruípe.

O soldado Nero Walker, da Polícia Militar (PM), foi solto na última segunda-feira (2). Ele estava preso desde 2017 após a greve da categoria. O soldado foi solto após audiência de deliberação sobre o caso. Ele ficou nove meses no presídio da Polícia Militar (PM), em Maruípe, na capital.

À porta do Quartel, o soldado aguardava a chegada da família. A mãe de Nero esperou meses pela liberdade do filho. "Estive presa junto com ele durante esses quase dez meses", disse Sandra Regina Lima.

"Vai ser difícil chegar em casa e explicar para a minha família e para as crianças que estava preso por falar a verdade, por ser honesto, por manter os princípios de moral e ética que sempre fui criado a seguir. Como explico para uma criança que está proibido criticar o governo?", disse Nero.  

Nero, de 24 anos, era o único policial que continuava preso após a greve da PM. Ele ainda vai continuar afastado das ruas, mas mantém o vínculo com a corporação. "Permaneço policial militar e não vou deixar de ser, nem que seja só no meu coração. Disseram muitos absurdos, inclusive que ataquei a PM. Jamais atacaria meus irmãos de farda. Pelo contrário, fui preso em defesa deles", disse Nero. 

O soldado foi preso em 16 de junho de 2017 em casa, em Cachoeiro de Itapemirim. Depois do fim da greve, Nero fez críticas ao governo do Estado por meio das redes sociais. Na época, o soldado chegou a transmitir ao vivo o momento da própria prisão.

O secretário de segurança pública do Estado, André Garcia, disse a produção do programa ES no Ar que falar sobre o caso compete ao Comando do Policiamento Ostensivo ou Comando da Polícia Militar. 

Pontos moeda