Polícia

Operação Bota Preta cumpre mandados de busca, apreensão e prisão no Norte do Estado

O nome da operação faz referência à forma como são chamados os inspetores penitenciários, os antigos agentes, pelos presos

Sete mandados de buscas e apreensão, seis mandados de prisão e um afastamento cautelar foram deferidos nos municípios de São Mateus e Nova Venécia, região Norte do Estado, na manhã desta terça-feira (15), durante deflagração da Operação Bota Preta, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

A operação foi deflagrada por meio Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com a Polícia Civil e com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.

Desde janeiro deste ano, a operação investiga um esquema de corrupção e facilitação de fuga de presos no município de São Mateus, entre outros crimes, que, em tese, configuram organização criminosa dirigida à prática de corrupção passiva, prevaricação, corrupção ativa, favorecimento real, fuga de pessoa presa e organização criminosa.

Os deferimentos foram realizados com base em investigações preliminares e interceptações telefônicas, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Participaram da operação seis promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e 15 policiais militares Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e mais 13 policiais civis, nove agentes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e sete delegados da Polícia Civil, além da participação da Departamento de Inteligência da PC.

O nome da operação, Bota Preta, faz referência à forma como são chamados os inspetores penitenciários, os antigos agentes, pelos presos.

Pontos moeda