Polícia

Em 40 dias, ao menos dez postos de combustíveis foram assaltados na Grande Vitória

Um dos estabelecimentos foi alvo de criminosos três vezes em um mês

Foto: Reprodução / TV Vitória

Insegurança e medo! Esses são os sentimentos recorrentes em quem trabalha em postos de combustíveis da Grande Vitória. Em 40 dias, ao menos dez assaltos ocorreram em estabelecimentos da região. 

Cleber Mesquita, proprietário de um posto em Vila Velha, está revoltado. Ele contou que nem ele e nem os funcionários conseguem trabalhar em paz por causa da insegurança. Só em abril, o local foi assaltado em três ocasiões. Apesar do prejuízo financeiro ter sido pequeno, o susto e a sensação de insegurança, segundo o empresário, são enormes. 

"A gente utiliza uma estratégia aqui no posto. O frentista fica com, no máximo R$ 30 em dinheiro. A maioria das pessoas pagam em cartão. Mesmo assim, os frentistas ficam assustados. Ser abordado, ter uma arma apontada para você, às vezes essa arma pode disparar mesmo sem intensão. É complicado", disse. 

O posto assaltado por diversas vezes fica na avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Glória, em Vila Velha. A avenida é uma das mais movimentadas do município. O dono do estabelecimento disse que percebeu um aumento dos assaltos depois do início da pandemia. 

O aumento não foi notado somente pelo empresário, mas também por Adair Alves, secretário do Sindicato Executivo do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo do Espírito Santo.

"Os nossos associados tem investido em tecnologia, em cofres de inteligentes, em câmeras de seguranças, alarmes, para tentar evitar esse tipo de crime. Logicamente, esse investimento será um custo significativo", destacou. 

Os números registrados pelo jornalismo da TV Vitória/Record TV confirmam esse crescimento nas ocorrências de assaltos a postos de combustíveis. Nos últimos 40 dias, dez assaltos foram registrados na Grande Vitória pelas equipes de reportagem. 

Nesta semana, um posto de combustíveis na BR-101, na entrada do bairro Mucuri, em Cariacica, foi alvo dos criminosos. Dois funcionários do posto foram trancados no banheiro pelos criminosos que conseguiram levar R$ 40 mil do cofre e fugiram de carro.

No início do mês, três homens invadiram um outro posto, em Porto de Santana, também em Cariacica. Os criminosos estavam armados e chegaram a fazer um funcionário refém.

No mês passado, um posto foi assaltado na frente de uma base da Guarda Municipal, no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Quatro criminosos armados levaram dinheiro e os celulares dos frentistas. 

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV. 

Pontos moeda