Polícia

VÍDEO | Gerente do tráfico do Bairro da Penha é preso durante operação da PM

Segundo a polícia, Jean Finamore Bento é o "braço direito" de Fernando Moraes Pereira Pimenta, o "Marujo", um dos traficantes mais procurados do Espírito Santo e apontado como chefe do Primeiro Comando de Vitória

Foto: Divulgação/Sesp

Um homem apontado como gerente do tráfico de drogas da região do bairro da Penha, em Vitória, foi preso na tarde desta segunda-feira (03), durante uma operação da Polícia Militar. Segundo a polícia, Jean Finamore Bento, de 21 anos, é uma das lideranças da organização criminosa que atua na região e considerado o "braço direito" de Fernando Moraes Pereira Pimenta, o "Marujo", um dos traficantes mais procurados do Espírito Santo e apontado como chefe do Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atua no Bairro da Penha.

"Ele seria o segundo homem na cadeia hierárquica do PCV, que é uma facção responsável por diversos homicídios em várias cidades da Grande Vitória — Serra, Vila Velha — e diversos bairros de Vitória, como Morro da Piedade, bairro Andorinhas, Morro do Moscoso, entre outros", afirmou o coordenador de operações da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), tenente Rezende.

Jean já havia sido preso, em outubro de 2019, durante a Operação Leviatã II, ocorrida no município de Piúma, no litoral sul do estado. No entanto, estava foragido. "A Polícia Militar vai continuar fazendo o trabalho dela, vai continuar dando cadeia. Se esse indivíduo for solto de novo, nós vamos dar cadeia, se ele estiver errado, e continuaremos assim. Nossa missão está sendo cumprida, que é prender o indivíduo que está praticando o ilícito", frisou Rezende.

Além de Jean, foram presos nesta segunda-feira, durante a Operação Saturação Qualificada, Alan Thiago de Sousa, de 19 anos, suspeito de gravar um vídeo apontando uma arma para o DPM de São Benedito, no mesmo município. Além disso, segundo o coordenador do Cimesp, ele aparece em outras filmagens, ostentando armas de grosso calibre.

O terceiro indivíduo preso nesta segunda-feira foi Gerson Lira da Silva Júnior, também de 19 anos. Segundo a polícia, Gerson estava foragido desde o último dia 19 de abril, quando fugiu do sistema prisional. De acordo com o tenente Rezende, ele portava uma granada de uso militar.

Veja o momento da prisão:

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), policiais militares realizavam um patrulhamento a pé, em um beco do bairro, quando avistaram os três indivíduos. Segundo a polícia, ao verem a guarnição, os suspeitos correram para dentro de uma casa, mas foram alcançados. No local, foram apreendidos, além da granada, uma pistola calibre 9mm, três carregadores, diversas munições e mais de R$ 11.500,00 em espécie.

Divulgação/Sesp
Divulgação/Sesp

A operação também contou com o apoio do helicóptero Harpia, da Polícia Militar. "O patrulhamento começou por volta das 15 horas. Por volta das 16h30, já no morro do Bairro da Penha, as equipes do pelotão de choque avistaram três indivíduos na escadaria José Pimenta. Um dos indivíduos portava uma pistola, outro estava com uma granada na mão e o outro portava um rádio comunicador e uma sacola", relatou o coordenador do Cimesp.

De acordo com o tenente, Jean não deu qualquer pista sobre o paradeiro de Marujo, que já está foragido há mais de quatro anos. No entanto, ele afirma que a Polícia Militar segue à procura do suspeito.

"Ele tem diversos mandados em aberto, é o responsável por diversos homicídios na região da Grande Vitória e é um indivíduo que está sendo caçado pela Polícia Militar diuturnamente", ressaltou.

Pontos moeda