Polícia

Capixaba pode fazer denúncia de crimes pela internet e anexar vídeos e fotos

O site do disque-denúncia do Espírito Santo já está no ar e para cada tipo de crime, há uma plataforma diferente

O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. / Foto: Reprodução

Os capixabas agora poderão fazer denúncias através da internet. O secretário de Segurança Pública do Estado, Nylton Rodrigues, anunciou na manhã desta quinta-feira (5) que o site do disque-denúncia já está no ar. Através dele, a população poderá denunciar os crimes e ainda anexar fotos e vídeos.

O site foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Para cada tipo de crime, há uma plataforma diferenciada para a denúncia, trabalho feito por conta da integração das polícias para entender quais as necessidades do denunciante.

É possível fazer denúncias de tráfico de drogas, homicídio, violência contra mulher, idoso e criança, roubo e furto, corrupção, avisar sobre foragidos e também sobre porte ou comércio ilegal de armas, além de outros crimes.

Assim como o disque-denúncia, essa plataforma também mantém o anonimato de quem denuncia. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), nem a equipe que recebe a denúncia sabe quem está denunciando, porque é um sistema criptografado. Foi usada uma tecnologia que a pessoa que denuncia não tem como ser identificada por ninguém, nem pela própria polícia.

No site, a pessoa que for denunciar pode escolher o tipo de crime. / Foto: Reprodução

Somente nas primeiras 12 horas de funcionamento, o site do disque-denúncia recebeu a maioria dos acessos via celular, sendo 83,8% pelo aparelho, 15,8% via computador e 0,4% por tablet.

Caso os capixabas queiram fazer as denúncias pelo telefone, é só entrar em contato através do 181. O disque-denúncia recebeu, somente até junho deste ano, 18.874 denúncias. De acordo com a Sesp, elas ajudaram na prisão de 326 criminosos e serviu para a apreensão de 93 veículos. Além disso, 70 foragidos ainda foram encontrados a partir do serviço.

Redução de crimes

O secretário de segurança também apresentou os dados de resolução dos crimes no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Confira:

- Redução em 36% de roubos à pessoa em via pública
- Redução de 28% de roubos a táxi
- Redução de 35% de roubos a transporte coletivo
- Redução de 47% de roubos em comércio
- Redução de 25% de roubos em residências
- Redução de 34% de roubos de veículos

Pontos moeda