Polícia

VÍDEO | Criminosos invadem cemitério e furtam até cruzes dos túmulos em Vila Velha

Moradores do Centro de Vila Velha disseram que os crimes são cada vez mais frequentes; além do cemitério, casas e estabelecimentos comerciais tem sido roubados

Criminosos têm invadido o Cemitério Municipal de Vila Velha, no Centro do município, para roubar os túmulos. A ação mais recente aconteceu na madrugada desta terça-feira (20). 

Foto: Reprodução TV Vitória

Imagens feitas por um morador da região mostram um homem com uma mochila forçando o crucifixo de ferro de um dos túmulos. Em outro vídeo, o rapaz aparece com a imagem de Cristo crucificado nas mãos. 

Em outra ação, dois suspeitos aparecem dentro do cemitério. Uma mulher que mora nas proximidades do cemitério contou que os crimes têm sido recorrentes no local.

"O cemitério virou um refugio para os bandidos. Eles assaltam no Centro, escondem as coisas lá dentro, ameaçam, ficam escondidos e assaltam a qualquer momento", disse. 

Na madrugada desta terça-feira (20), os suspeitos levaram a maçaneta do banheiro utilizado pelos coveiros e fios de energia, deixando o local no escuro.

Os moradores disseram que já pediram à prefeitura que aumente o muro do cemitério. Outro pedido foi em relação a poda das árvores da calçada, local utilizado pelos criminosos para se esconder. 

Uma outra pessoa contou que não é apenas o cemitério que tem sido alvo dos criminosos. Casas e estabelecimentos comerciais tem sido frequentemente invadidos. 

"Eles se escondem nas árvores. A gente já ligou várias vezes para fazer uma poda. Eles se escondem para assaltar as pessoas. A gente tem medo de andar na nossa rua. No grupo da comunidade, todo dia alguém posta o relato de algum crime", desabafou. 

A presidente da Associação de Moradores, Maíra Sassi, disse que os casos aumentaram nas últimas semanas e cobra uma solução. 

"De umas semanas para cá voltou a surgir, não apenas no cemitério, mas na comunidade toda, relatos de casos de assaltos. Voltamos a ter noites complicadas, tendo que vigiar nossas casas", disse.  

Por meio de nota, a prefeitura de Vila Velha informou que está ciente do furto desta terça-feira e que já tomou as medidas cabíveis para investigação do ocorrido. A prefeitura frisou ainda que vai realizar a manutenção necessária no local.

A Polícia Militar afirmou que realiza o patrulhamento no Centro de Vila Velha e ressalta que o comando da 1ª Companhia do 4° Batalhão se reúne constantemente com representantes da comunidade a fim de traçar estratégias de segurança conforme as demandas da região. Em casos de suspeita ou ocorrência de crime, o Ciodes deve ser acionado pelo telefone 190.

*Com informações da repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda