Polícia

Bafômetros que conseguem detectar álcool no ar chegam ao Espírito Santo

Os equipamentos indicam a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar no equipamento

Os novos equipamentos chegaram para a PRF-ES. / Foto: Divulgação PRF

Chegaram no Espírito Santo 25 etilômetros passivos, que são os bafômetros que conseguem detectar álcool no ar. O equipamento foi recebido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde da última terça-feira (14).

“A aquisição dos equipamentos tem como objetivo dar mais efetividade no combate ao consumo de álcool combinado com direção. O equipamento vai fazer a verificação em um número maior de veículos”, destacou o superintendente da PRF, Willys Lyra.

Segundo a PRF, os equipamentos indicam a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar no equipamento, como é feito no teste tradicional. 

“Ele permite identificar se há alguém com efeito de álcool dentro do veículo. Antes isso era feito de forma visual. Após identificar, o veículo é separado e o condutor é chamado para fazer o teste normal do etilômetro. Esse equipamento facilita na identificação, age como um filtro de veículos para uma fiscalização mais direcionada”, explicou o superintendente da PRF.

De acordo com a PRF, eles foram adquiridos com recursos de reaparelhamentos previstos na concessão da BR 101. Os etilômetros passarão por fase de teste para depois serem utilizados em fiscalizações nas rodovias federais.

“O teste será utilizado em locais com número maior em veículos, como saída de grande eventos, para fazer esse filtro. A expectativa é que depois sejam disponibilizados para outras unidades. Faremos testes hoje e aí passaremos a orientação de uso do equipamento para as equipes colocarem em prática”, afirmou Lyra.

O superintendente da PRF ainda destacou que os motoristas precisam se conscientizar da importância de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. “O equipamento tem como objetivo identificar, mas é também é de caráter educativo. O motorista precisa estar ciente de que a qualquer momento ele pode ser fiscalizado, não só para conferir se ele ingeriu bebidas alcoólicas, como para checar a documentação dele e do veículo e também as condições de saúde do condutor. Isso é para a segurança de todos”, concluiu. 

Pontos moeda