Polícia

"Ele é um enfermeiro ativo", afirma representante do Coren

O enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren), Antônio Pereira Filho esteve no estúdio do programa Fala Manhã nesta quarta-feira (22)

A aposentada conversou com a equipe da TV Vitória

Após uma aposentada afirmar ter sido vítima de abuso sexual por um enfermeiro da unidade de saúde no último sábado (18) enquanto estava internada em um hospital particular de Vila Velha, o enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren), Antônio Pereira Filho, esteve no programa Fala Manhã nesta quarta-feira (22) para falar sobre o assunto. 

"O conselho recebe essa notícia com estarrecimento. Isso não representa em nenhuma medida, a profissão da enfermagem. O conselho não compactua com qualquer conduta que venha atentar contra o pudor daquele que é nosso objeto de cuidado". 

No site do Coren, é possível verificar se o profissional que está te atendendo é, de fato, um enfermeiro com registro ativo. "É muito importante colocar que o próprio site do conselho existe um link de serviços online onde qualquer pessoa com o nome completo pode fazer consultas até para tirar dúvidas e verificar se o profissional que está o atendendo de fato é profissional da enfermagem, e se está com a inscrição dele ativa. Segundo o nome informado, ele é um enfermeiro ativo".

Assista a entrevista completa

Entenda o caso

A mulher estava dopada e utilizava um balão de oxigênio para auxiliar na respiração no momento dos abusos. Ela afirma que teve medo de morrer e que sentiu receio de gritar e o suspeito tentar contra a vida dela, já que ela estava acamada e os dois estavam sozinhos no quarto. Mesmo dopada e sendo abusada, ela conseguiu registrar parte do abuso.

A vítima afirma que possui uma doença respiratória grave e que estava dopada e respirando com a ajuda de um balão de oxigênio quando os abusos ocorreram. Pelo celular, a mulher conseguiu fazer um vídeo que mostra parte da ação cometida pelo suposto enfermeiro.

A aposentada havia dado entrada no hospital no sábado e, assim que chegou ao quarto, foi recebida por um homem, que se apresentou como enfermeiro do plantão. Ela afirma que os assédios começaram assim que o suspeito entrou no quarto.

Os PMs ouviram a vítima e encaminharam o caso para a Polícia Civil. A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Vila Velha.

Hospital

A reportagem da TV Vitória/Record TV está em contato com o Hospital Vila Velha desde a última segunda-feira (20). Já foram pedidas informações pessoalmente na recepção, mas a reportagem ainda não foi atendida. Por telefone, a assessoria de imprensa não deu retorno e, por e-mail, o hospital informou que está apurando internamente o ocorrido e pediu mais tempo para responder.

O hospital não confirmou nem mesmo o nome e a função do homem que aparece no vídeo. A vítima não soube informar o nome completo do homem e disse que ele se apresenta como enfermeiro do hospital e estava com crachá.


Pontos moeda