Polícia

"Onde eu vou parece que tem uma sombra com a cara dele", diz menina agredida em Cariacica

A agressão sofrida pela adolescente foi flagrada por câmeras de videomonitoramento de um imóvel

A adolescente de 11 anos que foi atacada por um homem enquanto voltava da escola na última sexta-feira (17), no bairro Colina, em Cariacica, conversou com a reportagem da TV Vitória. A menina afirma que o homem já tinha a perseguido na mesma semana, mas tinha conseguiu fugir. Após a agressão sofrida, ela diz viver com medo.

"Agora onde vou eu tenho medo. Medo de ir na padaria sozinha, até medo de ir no banheiro. Onde eu vou parece que estou vendo uma sombra com a cara dele", afirma. 

Flagrante
A agressão sofrida pela adolescente foi flagrada por câmeras de videomonitoramento de um imóvel. Nas imagens é possível ver o momento em que o homem se aproxima da menina e a empurra contra a parede.

A mãe da adolescente, Francine Pires, contou que mora na região há 24 anos e o homem já é um velho conhecido dos moradores do bairro. Segundo ela, a família alega que ele sofre de esquizofrenia e que não tem condições de arcar com um tratamento adequado, por isso permanece nas ruas.

"Eu moro aqui há mais de 20 anos e a gente tem ciência de que ele é doente, assim como a família também. Eles falam que não têm condições de ir atrás de um tratamento, mas enquanto isso a gente é que paga. Os relatos que temos é que ele também é agressivo com a mãe, com o pai e com todo mundo", conta.

Francine relatou ainda que, desde a agressão, a filha está em estado de choque e não quer mais sair na rua. Ela ia e voltava da escola a pé, já que é a instituição é próximo de casa. No entanto, o medo de ser vítima novamente alterou a rotina da adolescente.

"Ela voltava a pé da escola porque a distância é bem curta da nossa casa e sempre ia acompanhada de outras colegas. Esses dias até brincou que gostava de ir sozinha, que se sentia independente e agora vou ter que pagar uma van porque ela não quer mais sair na rua. Os danos que ela sofreu foram psicológicos e eu coloquei no Facebook porque precisamos buscar ajuda para interditar ele. Dessa vez foi com minha filha, mas pode ser com qualquer outra pessoa", destaca.

Tratamento

Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica informou que o Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do município atende o público de criança, adolescente, adulto e idoso que apresenta transtorno mental. O Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza o atendimento psicossocial à pessoa em sofrimento psíquico e para participar e ser incluído é preciso que o paciente tenha encaminhamento de um médico da rede municipal (pediatra, no caso de crianças e adolescentes; e clínico geral, no caso de adultos).

Pontos moeda