Polícia

Reintegração de posse termina em confusão no município de Vila Velha

Revoltados, moradores tentaram "defender" as casas, e a PM precisou intervir. Famílias contaram que chegaram ao terreno há sete anos

Uma reintegração de posse terminou em confusão na manhã desta terça-feira (18), em Vila Velha. A Polícia Militar (PM) cumpriu uma determinação judicial. 

A ordem de retirar as famílias partiu da 4ª Vara Cível de Vila Velha. O juiz Carlos Magno atendeu o pedido de cotistas, que alegam que a área, conhecida como Morada dos Lagos, foi invadida. Eles afirmaram que são os verdadeiros donos do terreno, localizado em Vila Velha. Segundos os moradores,  50 famílias vivem no espaço.

Pelo menos 150 policiais estiveram no local. Homens da cavalaria, da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) e Força Tática tentaram negociar com os moradores. Diante da resistência, a PM deu um prazo de 20 minutos para que todos retirassem os pertences e abandonassem os imóveis. A medida que o tempo passava, os militares avançavam, e uma corrente humana foi criada para impedir a aproximação da polícia.

Com o fim do prazo, os moradores se desesperaram, e quem não saiu no tempo estipulado, foi retirado a força. Crianças se assustaram com as bombas de efeito moral, e policiais arrombaram portas, tirando quem tentou permanecer nas residências. 

Por volta de 10 horas, tratores chegaram para demolir as residências. Durante o tempo que a equipe da TV Vitória esteve no local, representantes da Prefeitura de Vila Velha não estiveram no local. 

Poe nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que a ação de desocupação é de uma área de 24 mil metros quadrados, e que está sendo feita pela Policia Militar do Espírito Santo cumprindo mandado judicial. Ainda de acordo com a prefeitura, a área é de propriedade particular e pertence a um grupo de 10 pessoas que ajuizaram ação e obtiveram uma decisão judicial para a desocupação.

A prefeitura disse também, que o processo judicial foi instaurado de 2014. Atualmente, cerca de 40 famílias vivem local. A prefeitura informou que enviou uma equipe de assistentes sociais para dar suporte e orientação aos moradores, e que, além disso, viaturas da Guarda Municipal participaram da ação na organização do trânsito das vias de acesso ao local.

Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória!

Pontos moeda