Polícia

Vídeos mostram frequentadores de 'Baile do Mandela' em confronto com a polícia em Vitória

Operação, realizada na noite de domingo no Morro dos Alagoanos, terminou com um detido e com a apreensão de drogas, munições e armas falsas

Foto: Reprodução
Um dos vídeos da abordagem mostra uma jovem sendo empurrada por um dos policiais e caindo

Uma ação da Polícia Militar para coibir a realização de um baile funk clandestino - popularmente conhecido como "Baile do Mandela" - no Morro dos Alagoanos, em Vitória, na noite do último domingo (29), terminou com um detido e com a apreensão de drogas, munições e armas falsas.

Durante a ação, segundo a PM, alguns frequentadores do baile mostraram resistência aos policiais e arremessaram garrafas e bebidas contra as equipes. Alguns moradores da região registraram vídeos da abordagem policial.

Em um dos vídeos, um militar foi flagrado puxando o cabelo de uma mulher. Depois ele empurra a moça, que cai de cara no chão. O comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Geovânio Ribeiro, comentou o fato.

"A ocorrência relatada pelos policiais dá conta de que, ao chegar ao local e ao realizar a revista, homens cuidando de homens e mulheres cuidando de mulheres, uma das meninas que estava sendo abordada por uma policial feminina tenta segurar no seu colete e ela se desvencilha dessa menina", afirmou.

Ainda segundo o comandante, pelas imagens que chegaram à PM até o momento, não foram verificados excessos por parte dos militares que participaram da ação.

"As nossas atuações são todas auditáveis, abertas. Hoje tem vídeo para todo lado. O que nós fazemos é verificar o relato preciso daquele agente policial que esteve no local e realizou a abordagem e ver se há qualquer divergência, discordância. Nós somos um órgão totalmente aberto a auditoria e, nesse caso, não vimos, pelo menos o que chegou até o comando do 1º Batalhão, algo que seja digno dessa verificação inicial. Mas qualquer outra imagem, por favor façam chegar até a Polícia Militar. Nós existimos para cumprir a lei, mas também não podemos ser desrespeitados", ressaltou.

A Polícia Militar agora pretende fechar o cerco contra bailes funk clandestinos em Vitória. Após a operação deste domingo, a PM fará uma reunião com a comunidade do Morro dos Alagoanos para discutir os problemas relacionados à criminalidade na região. O encontro será na Escola Alberto de Almeida, em Santo Antônio.

"A gente vai tentar montar esse diagnóstico, quais são as demandas mais urgentes, mais emergentes daquela comunidade, para a gente poder direcionar os nossos recursos para atender a tais demandas", frisou a comandante da 2ª Cia, capitã Delcilene.

Apreensões

Mais de 30 policiais militares da 2ª Cia e da Força Tática participaram da operação. Segundo a polícia, na festa havia cerca de 3 mil pessoas, que foram orientadas a sair por um portão para serem revistadas. Em algumas imagens feitas por moradores é possível ver várias pessoas saindo com as mãos na cabeça.

Após a saída dos participantes do baile, buscas foram realizadas no local, onde foram apreendidas 135 buchas de maconha, 71 frascos de loló, seis comprimidos de ecstasy, dois pinos de cocaína, 26 munições, um carregador de pistola e dois simulacros de pistola.

Durante a operação, um suspeito com mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio foi preso. Ele foi identificado pela PM como Edgar Nascimento Magalhães. 


Pontos moeda